A Universidade Estadual de Maringá, por meio de projetos de extensão, participará da campanha da RPC TV, intitulada Movimento Saúde, que faz parte de um programa maior, o Paraná do Bem. As atividades serão desenvolvidas de 19 deste mês a 10 de novembro, com o objetivo de estimular moradores de Maringá e região sobre a importância de adotar hábitos mais saudáveis para ter uma melhor qualidade de vida. Os focos estão centrados em saúde preventiva, alimentação e atividades físicas. Além de promover quatro mutirões de saúde, com exames, orientações e atividades, o Movimento Saúde pretende obter 100 inscrições de participantes no primeiro evento e pacotes em academias da cidade.

No dia 25 deste mês, na praça da Prefeitura de Maringá, a UEM permanecerá com a Feira da Saúde da 10ª Maratona de Revezamento Vanderlei Cordeiro de Lima também no período da tarde. A Feira da Saúde da maratona será das 8 às 12. E das 14 às 18 horas, a feira, com a denominação Movimento Saúde UEM, prossegue atendendo o público com exames e orientações sobre saúde. A Odontologia dará orientações sobre saúde bucal em geral e também sobre os malefícios provocados pelo tabaco, como lesões e câncer bucal. A Medicina fará a aferição da pressão arterial. A Farmácia disponibilizará testes de glicemia. O Hemocentro efetuará o cadastro de medula óssea. A Fisiologia entrará com avaliação física/corporal. A Educação Física alegrará os interessados com jogos recreativos. Já o projeto Tabagismo mostrará material anatômico com patologias relacionadas com o tabaco; fará cadastro de interessados em parar de fumar e os encaminhará para tratamento.   

Esta edição da maratona reunirá 312 equipes, compostas por oito atletas cada, totalizando 2.496 pessoas, das quais, 210 fumantes. Segundo o coordenador do evento, Celso Conegero, os fumantes aproveitam a maratona para iniciar a prática regular de exercícios e o tratamento para parar de fumar. Outras informações sobre a maratona no site www.tabagismo.uem.br/.

Os quatro eventos do Movimento Saúde serão nos dias 25 de agosto, na praça da Prefeitura; 29 de setembro, na Vila Operária, com foco na saúde na terceira idade; 12 de outubro, no Jardim Operária, com foco nas crianças; e 10 de novembro, na Vila Olímpica, será o encerramento do projeto com todos os parceiros. Além desses encontros, estão programadas outras atividades no decorrer do período do Movimento Saúde. Outras informações no site da RPC TV.