O governador Beto Richa acaba de anunciar o nome do novo secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Trata-se do reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa, professor João Carlos Gomes. A posse do novo secretário acontecerá amanhã (21/08), às 15 horas, no salão Nobre do Palácio Iguaçu e contará com a presença do Governador.

Natural de Santo Antônio da Platina – PR (12 de julho de 1957), com graduação em Odontologia pela UEPG (1978), João Carlos Gomes construiu a sua trajetória na área a partir da constante busca por novos conhecimentos, somando no seu currículo os títulos de mestre e doutor em “Dentística Restauradora”, pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Desde 1979, João Carlos integra o corpo docente do curso de Odontologia da UEPG. Na instituição passou pelo cargo de coordenador do curso de Odontologia (1986/87) e diretor do Setor de Ciências Biológicas e da Saúde (1987/90). Foi coordenador e atualmente é professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Odontologia da instituição (mestrado e doutorado). Está no cargo de reitor pela terceira vez. Foi eleito pela primeira vez em 1991, com mandato até 1994. Obteve nova vitória nas eleições para a gestão 2006/2010, sendo reeleito, em 2010 para o mandato até 2014.

Na condição de reitor da UEPG, foi eleito para a presidência da Associação Brasileira de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), no período de 2008 a 2010. Como vice-presidente da entidade (biênio 2010/2012), assumiu novamente a presidência, de fevereiro a junho de 2010. No mesmo ano, obteve novo mandato de presidente para o período 2012/2014. No comando da Abruem, registra significativas conquistas para as universidades estaduais e municipais, hoje reconhecidas pela sua importância no cenário do ensino superior brasileiro.

Em 1997, desempenhou as funções de Secretário Municipal de Educação e de Planejamento de Ponta Grossa. Também foi presidente do Grupo Brasileiro de Professores de Dentística-GBPD (1999-2004). No âmbito internacional, foi presidente da Associacion Latinoamericana de Operatória Dental y Biomateriales – ALODYB (2005-2006).

Na vida acadêmica, por sua destacada atuação como profissional e professor da graduação e pós-graduação em Odontologia, João Carlos registra presença como conferencista em eventos no Brasil e exterior, além de ter três livros publicados, 12 capítulos de livros e 54 artigos publicados em revistas nacionais e internacionais conceituadas da área. É acadêmico titular da Academia Brasileira de Odontologia e da Academia Paranaense de Odontologia. Na atuação profissional, se destaca na área de Dentística, principalmente na pesquisa de temas como sistemas adesivos, materiais restauradores e resistência adesiva. É Membro do Conselho Superior da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Paraná.

Entre os títulos honoríficos, recebeu a Medalha do Mérito Universitário – UEPG, outorgada pelo Conselho Universitário (1995). Foi homenageado com o Cidadão Honorário de Ponta Grossa, em 1997. Por seu desempenho na área, recebeu, em 2007, a Medalha de Honra ao Mérito Odontológico Nacional, concedida pelo Conselho Federal de Odontologia. Recebeu, também, em 2007, o título honorífico de Personalidade Emérita em reconhecimento à sua destacada atuação como Reitor da UEPG e benfeitor da APAE. Em 2008, foi homenageado com a Medalha Santos Dumont, grau ouro, outorgada pelo Governo de Minas Gerais. Em 2009, a Universidade Norte do Paraná (Unopar) lhe concedeu o titulo Doutor Honoris Causa. Já em 2011 recebeu o título honorífico de “Cavalheiro da Ordem da Estrela da Solidariedade Italiana”, conferido pelo presidente da República da Itália, Giorgio Napolitano. No mesmo ano, ainda recebeu a comenda de “Cavalheiro da Boca Maldita”, de Curitiba.

(Informações da Seti)