A Semana da Física da UEM é um evento de extensão e difusão acadêmica e na sua XXIII edição abordará temas que vão da nanoescala à macroescala, passando pela escala mesoscópica, em diversas áreas da Física e Astronomia. As atividades começaram nesta segunda-feira, dia 23. Durante a solenidade de abertura, o coordenador do evento, Breno Ferraz de Oliveira, agradeceu a comissão organizadora e os financiadores da Semana. O chefe do Departamento de Física, Paulo Ricardo Fernandes, falou sobre os investimentos feitos pelo DFI para melhoria do curso, em especial, no Laboratório de Física Moderna. Sugeriu aos participantes que aproveitassem mais os eventos promovidos e tivessem mais interação com o curso. Logo após, o professor Dionísio Bazeia Filho, da Universidade Federal da Paraíba, proferiu palestra sobre Campos Escalares em Ação.

Professor José Carlos de Sousa foi homenageado durante o evento Ainda durante a cerimônia, o docente José Carlos de Sousa, que se aposentou este ano, foi homenageado. A Semana da Física, que registrou quase cem inscritos, prossegue até sábado, dia 28. Na pauta, discussões também sobre Ascensão dos Materiais Ferroelétricos na Sociedade Moderna; Estudo da Fase Nemática Quiral: o papel de aditivos não-sintetizados, fotoisomerização, formato molecular, campo elétrico e formação de padrões durantes transição de molhamento; a Massa do Newton e a Massa do Higgs; Panorama da Física Médica no Brasil; Radioastronomia: ferramentas para ver e ouvir o Universo; e Física: linguagem, instrumento e visão do mundo. Os minicursos são voltados principalmente para as áreas da Informática e Astronomia: Simulando com o Siesta e Introdução ao Editor de Texto Látex, além do Formação em Astronomia. Também são ofertadas oficinas de Ilusões de Óptica, Construção do Rádio de Galena, Montagem de Experimentos de Eletricidade e Magnetismo utilizando os kits disponibilizados pelo Governo do Estado para as escolas estaduais   Outras informações no site www.dfi.uem.br/semanafisica/.