A III Semana de Engenharia Ambiental e Tecnologia em Meio Ambiente (Seatema) teve início, na última segunda-feira (23), no anfiteatro do Hotel Caiuá, em Umuarama, com mais de cem alunos inscritos. Na cerimônia de abertura, os acadêmicos assistiram um vídeo sobre questões ambientais e o mundo moderno. Posteriormente, houve apresentação de dança do ventre a dança flamenca do Grupo Cultural do Instituto Federal do Paraná.

Durante a solenidade, o coordenador do evento, professor Vagner Batistela, conscientizou os alunos de que o evento é uma oportunidade de reflexão sobre os problemas ambientais atuais e sobre a responsabilidade dos profissionais da área ambiental frente a eles.

O representante da comissão organizadora, professor Alessandro Santos da Rocha, agradeceu os patrocinadores e à comissão organizadora que atuou unida para a realização do evento. Finalmente, o discente Renan Borin Toscano discursou sobre a importância do evento para os acadêmicos e sobre as expectativas para a semana. Posteriormente, houve o workshop intitulado “Empreendedorismo ambiental” (foto acima), com a representante do Sebrae/PR, Letícia Rodrigues Albuquerque.

Doação – Neste ano, a III Seatema realizou a doação de livros sobre temas que envolvem o meio ambiente para a biblioteca do campus de Umuarama da Universidade Estadual de Maringá. O professor Adalberto Koodi Takeda, coordenador do curso de Tecnologia em Meio Ambiente, realizou a entrega simbólica dos exemplares ao representante do Diretório Acadêmico das Engenharia e Tecnologias, Renan Borin Toscano (foto ao lado).

A semana acadêmica prossegue até sexta-feira (27) e reúne profissionais renomados na área ambiental. A professora Célia Regina Tavares (DEQ/UEM) proferiu a palestra “Gestão de resíduos sólidos”. O prof. Marcelo Marques (DTC/UEM) apresentou resultados de sua pesquisa realizada em conjunto com a UFPR na área de simulação computacional sobre hidrodinâmica de águas continentais e reforçou a importância do envolvimento dos acadêmicos em atividades de pesquisa para o aprimoramento profissional.

Ainda proferirão palestras e mini-cursos os professores Ivaldete Tijolin Barros (Sanepar), Doralice Soares (DEC/UEM), Marcelo Montaño (USP), Otávio Montanher (DTC/UEM), Camilo Morejon (Unioeste) e Antonio Carlos Saraiva da Costa (DAG/UEM). No último dia do evento, haverá mesa redonda com o professor Eduardo Radovanovic, diretor de Ensino de Graduação da UEM e representantes do CREA sobre atribuições de profissionais da área ambiental. Em seguida, haverá apresentação de trabalhos orais. A cerimônia de encerramento será no salão de eventos do Hotel Caiuá.

Outras informações estão disponíveis no site www.dtc.uem.br