O Centro Acadêmico do Curso de Agronomia (Cajol), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), promove mais uma edição do XXXI Ciclo de Debates Agronômicos em conjunto com a X Mostra de trabalhos Científicos em Agronomia e IX Encontro Paranaense de Estudos Agronômicos. Os eventos começaram na última terça-feira (24), no recinto de leilões da Sociedade Rural de Maringá do Parque Internacional de Exposições Francisco Feio Ribeiro, e vão até sábado, 28.

O esforço conjunto na idealização do Ciclo traz em destaque a temática O Agronegócio brasileiro do campo à comercialização: a Sustentabilidade da cadeia produtiva aliada à conservação ambiental. Durante a solenidade de abertura, o pró-reitor de Extensão e Cultura da UEM, José Gilberto Catunda Sales, representando o reitor Júlio Santiago Prates Filho, destacou que segurança alimentar e eficiência de produção, acompanhados pelo esforço de manter o equilíbrio ambiental e social, serão os temas mais comentados no setor agrícola nos próximos anos. A palestra de abertura, proferida pelo professor Mauro Osaki, do CEPEA-Esalq/USP, tratou do Mercado futuro e comercialização de commodities agrícolas.

Ainda estiveram presentes na solenidade, o diretor do Centro de Ciências Agrárias (CCA), professor Julio César Damasceno, o diretor adjunto, professor Humberto Silva Santos, o chefe do Departamento de Agronomia (DAG), professor Altair Bertonha, o coordenador acadêmico do curso de Agronomia, professor Telmo Tonin, o coordenador do evento, professor Marcelo Gonçalves Balan e o vice-presidente do centro acadêmico, Carlos Vinícius C. B. de Melo. O evento ainda conta com a participação de professores do DAG, representantes da Associação Maringaense de Engenheiros Agrônomos, Produtores Rurais, alunos dos programas de pós-graduação do curso de Agronomia e acadêmicos de graduação do curso.

Com a perspectiva de ratificar o sucesso das edições anteriores, a programação do evento ainda conta com a participação de outros palestrantes de renome nacional e internacional. Mais informações no site: www.cajol.uem.br/ciclo.