A Editora da Universidade Estadual de Maringá (Eduem), por meio de projeto financiado pela Fundação Araucária/Secretaria de Ciência, Tecnologia e ensino Superior (Seti) promove a participação de sete editoras universitárias do Paraná na Feira de Livros de Frankfurt, o maior evento editorial do Ocidente, que ocorre de 8 a 11 de outubro. Coordenado pela professora Terezinha Oliveira, o projeto viabiliza a participação das seguintes editoras universitárias na Feira: Eduem, Eduel, Editora UEPG, Editora da UFPR, Edunioeste, Unicentro, IAPAR e Editora Champagnat.

“Essa oportunidade vai contribuir com a internacionalização de publicações científicas realizadas por estas Editoras. Além disso, a exposição destas permitirá a visibilidade e a internacionalização do estado do Paraná junto aos países da Comunidade Europeia”, explica a professora Terezinha.

Financiamento – A iniciativa está sendo viabilizada por meio de um convênio entre a Seti, o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) e o Instituto Baden-Wütterberg International. A iniciativa estimulará, também, o processo de internacionalização dos Programas de Pós-graduação do Paraná, mediante a difusão da produção científica veiculada pelas obras publicadas pelas Editoras. A ida de reperesentantes das editoras à Feira, possibilita, ainda, a realização de visita técnica a grandes Editoras científicas e Instituições de ensino alemãs.

“Essa atividade científica editorial é um desdobramento de parcerias que a Eduem já vem promovendo com a Alemanha. Dentre elas, está a tradução do livro Agrarkolonisation in Nord-Paraná/Colonização agrária no Norte do Paraná, de autoria de professor Gerd Kohlhepp. O geografo alemão esteve na região nos anos 70. O livro em português está no prelo e já está confirmada a vinda do professor Kohlhepp a Maringá, em março de 2014, para o lançamento da obra”, anuncia Terezinha Oliveira.

Durante a Feira de Frankfurt, a Eduem vai lançar, em inglês, do livro Brazil-U.S. Relations in the 20th and 21st Centuries (foto acima), de autoria do professor do Departamento de História da UEM, Sidnei Munhoz. Espera-se, ainda, que novas parcerias sejam firmadas entre as Editoras Universitárias e, consequentemente, entre as Universidades do Paraná e os países europeus.