A Universidade Presente nos Diversos Níveis de Ensino e Perspectivas Atuais no Ensino de Ciências e a Carreira Profissional foram temas debatidos no 2º Encontro Regional de Ensino de Física da UEM (Eref). O evento, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática (PCM), foi realizado de sexta-feira a domingo, 27 a 29 de setembro. Durante a solenidade de abertura, a coordenadora do PCM, Maria Júlia Corazza, fez uma retrospectiva do Eref. No ano passado, foram apresentados 35 trabalhos e registrados 65 inscritos; neste ano, foram mais de 50 trabalhos científicos e 100 inscritos. Corazza destacou a participação dos alunos do Parfor da UEM (Plano Nacional de Formação de Professores de Educação Básica), coordenado por Leonor Paini. Aproveitou a ocasião para citar a professor Polônia Altoé Fusinato, idealizadora do Eref.

O chefe do Departamento de Física, Paulo Ricardo Garcia Fernandes, agradeceu a colaboração de Maria Júlia Corazza, nos cursos de Física, Quíica, Matemática e Biologia. Ressaltou que a graduação em Física da UEM está bem conceituada, em razão também do Programas de Pós-Graduação em Física e do PCM. Informou que os alunos da graduação, antes mesmo de se graduarem, já são contratados, não só na área da educação, mas da pesquisa aplicada também. Já o diretor do Centro de Ciências Exatas, Cícero Lopes Frota, comentou que o curso de Física auxilia o CCE, destacando a oferta de atividades de graduação, pós-graduação e extensão, como exemplo o Eref. Disse que, pessoas que se dispõem a fazer um evento no final de semana, devem gostar muito da área. Citou o exemplo de um participante que, além disso, enfrentou a distância de 300 quilômetros para estar no evento.