No dia 17 de novembro, a Universidade Estadual de Maringá (UEM) aplicará as provas do Processo de Avaliação Seriada (PAS), que nesta edição recebeu 26.707 inscritos. Deste total, 4.024 estão inscritos na terceira e última etapa do concurso, quando é feita a opção do curso e há a disputa direta por uma vaga na UEM. A concorrência desta etapa foi divulgada, no início da semana, pela Comissão Central do Vestibular Unificado. Assim como no Vestibular de Verão 2013, o curso mais concorrido é Medicina, que registrou a relação de 36,9 candidatos por vaga.

Arquitetura e Urbanismo, segundo curso mais concorrido, a relação é 22,8. Em terceiro está Direito (matutino) com 15,1 candidatos por vaga. Esta edição do PAS oferece 750 vagas no total.

As provas serão aplicadas 13h50 às 19 horas, em Apucarana, Campo Mourão, Cianorte, Cidade Gaúcha, Curitiba, Diamante do Norte, Goioerê, Ivaiporã, Loanda, Londrina, Maringá, Paiçandu, Paranavaí, Pitanga, Sarandi e Umuarama.

Para conferir a lista completa da concorrência ou para outras informações sobre o concurso acesse www.pas.uem.br.

Sobre o PAS

O PAS foi implantado em 2009, então com a aplicação das provas apenas para alunos da primeira série do ensino médio. Foi somente a partir de 2011 que as provas passaram a englobar alunos das três séries. Ao final de cada série, o aluno presta os exames e a pontuação obtida em cada prova é cumulativa para a composição do escore final utilizado para a classificação ao curso pretendido. O candidato faz a opção pelo curso somente quando se inscreve na etapa 3.

Entre os mais 26 mil inscritos no PAS-2013 a maioria é do sexo feminino (61,4%), reside no Paraná e está realizando o ensino médio em escola privada (54,1%).