O desafio de ser alfabetizador é o tema da III Jornada de Estudos Pedagógicos da Educação a Distância (EaD) da UEM. Promovida pelo curso de Pedagogia a distância, Departamento de Fundamentos da Educação (DFE) e Núcleo de Educação a Distância (Nead), a jornada será realizada entre os dias 28 de outubro e 1 de novembro, no Nead e nos polos de apoio presencial, com carga horária total de 40 horas. As inscrições, a R$ 35, podem ser feitas até esta quarta-feira (23), no endereço http://portal.nead.uem.br/eventos/index.php/evento/divulgacao/9.

Voltada a alunos presenciais e a distância do curso de Pedagogia da UEM, tutores e professores em geral, a jornada vai discutir diferentes aspectos da alfabetização brasileira por meio de mini cursos e palestras. Segundo o professor Célio Juvenal Costa, integrante da comissão organizadora do evento, a relevância do tema proposto para o debate se baseia na prioridade das licenciaturas pela Universidade Aberta do Brasil (UAB), além dos obstáculos da má alfabetização para a formação integral dos estudantes. “Infelizmente continua alto o número de crianças escolarizadas que não sabe ler, escrever ou interpretar. Este é um problema persistente”, afirma Costa.

Para receber o certificado, o inscrito deverá ter duas participações (postagens) no fórum do evento, um acesso na pasta de material de apoio e um acesso à vídeo aula do mini curso.

Confira a programação:

28/10 a 01/11 – mini cursos sobre “Alfabetização” ofertados na plataforma Moodle

(o inscrito poderá optar por fazer apenas um mini curso)

30/10

19h30 - Abertura oficial e palestra "O estado atual da alfabetização no Brasil: dilemas e perspectivas", com o professor Adail Silva Pereira dos Santos, coordenador de formação continuada do MEC.

01/11

19h30 - Encerramento e mesa-redonda "Políticas Públicas e o papel das universidades na formação do Professor Alfabetizador"

*As palestras serão transmitidas do Nead/UEM para os polos de apoio presencial