A Universidade Estadual de Maringá e a Secretaria Municipal de Cultura irão planejar novas ações na área de cultura visando a ampliar a parceria nesta área. Esta foi a principal tônica da conversa entre o reitor Júlio Santiago Prates Filho e a vice-reitora Neusa Altoé com a secretária de Cultura de Maringá, Olga Agulhon.

A secretária foi recebida no Gabinete da Reitoria, numa visita à UEM, onde, além de falar sobre os projetos frente à gestão da cultura para o município, conheceu o centro de convenções em construção no câmpus universitário.

O reitor esclareceu que a UEM tem profissionais de excelência na área cultural e que a transferência e a troca de conhecimento neste segmento fomenta a política na área, beneficiando a população.

Prates Filho lembrou que esteve no Ministério da Cultura recentemente e foi informado que o Minc pretende transformar a cidade de Maringá num Ponto de Cultura. Ação prioritária do Programa Cultura Viva, do Minc, é um projeto voltado para atividades envolvendo o Estado e a sociedade, agregando agentes culturais que articulam e impulsionam um conjunto de ações em suas comunidades, com a gestão compartilhada entre poder público e a sociedade civil.

O reitor ainda ressaltou que a UEM dispõe de pessoal altamente qualificado para formular projetos e buscar fontes de recursos para executá-los.
Para a vice-reitora Neusa Altoé, a relação da Universidade com a Secretaria de Cultura, com vistas à ampliar a parceria, deve ser tratada como um diálogo entre duas instituições.

O pró-reitor de Cultura e Extensão, Gilberto Catunda Sales, defendeu maior diálogo entre as partes e se colocou à disposição para que isso aconteça.
A assessora da reitoria para Relações Institucionais e Políticas Públicas, Celene Tonella, que também responde pela coordenação do Centro de Excelência em Atendimento à Comunidade, falou sobre a necessidade de se criar um circuito de exposições no Centro, localizado à avenida Itororó, dentro do Bosque II.

A secretária de Cultura, que demonstrou interesse em ampliar a parceria com a UEM, enfatizou que, na opinião dela, é por meio do planejamento das ações que esta relação será estabelecida. Olga Agulhon ainda gravou entrevista para a Rádio UEM FM. Ela estava acompanhada da gerente de Promoção da Cultura, Maria Goreti Peres Maranho.

Também participaram da audiência no Gabinete da Reitoria a chefe do Departamento de Música da UEM, Andréia Anhezini; e o diretor de Cultura da Universidade, Pedro Ochoa.