O Museu Dinâmico Interdisciplinar (Mudi) promove, de 3 a 30 de março, a exposição virtual Mulheres da Ciência, preparada pela equipe do Museu: professores, graduandos e pós-graduandos da Universidade Estadual de Maringá. A iniciativa estará no blog do Mudi.

Ao longo da história da humanidade, mesmo na história antiga, são encontrados relatos de mulheres que desempenharam importantes papéis para o avanço do conhecimento científico em todas as áreas de conhecimento. Estas mulheres enfrentaram desafios gigantescos como uma sociedade machista e barreiras para ingressar nas universidades ou centros de pesquisa.  Muitas delas acumularam funções profissionais com as de mãe, esposa e dona de casa. Algumas tiveram seus achados abafados por homens que se apropriaram do conhecimento produzido e omitiram a participação feminina.

Desta forma, o Museu Dinâmico Interdisciplinar buscou recuperar parte da importante história de mulheres cientistas, especialmente as mais recentes. Entre os nomes estão Mayana Zatz, da área de genética, Marie Curie, da Botânica, e Nise da Silveira (foto acima), da psicologia. “Certamente as mulheres estão cada vez mais ocupando o espaço da ciência, o que podemos perceber dentre os profissionais universitários, estudantes de graduação e de pós-graduação. Mas ainda enfrentamos dificuldades próprias de nosso gênero e da interação com uma sociedade que paulatinamente nos reconhece e acolhe”, explica a professora Débora de Mello Gonçales Sant´Ana, coordenadora do projeto.

Dentre tantas mulheres notáveis, o MUDI escolheu 13 dentre todas as áreas de conhecimento. “São brasileiras ou não, mais ou menos conhecidas. Algumas viveram há mais tempo, outras ganharam o prêmio Nobel em reconhecimento ao seu trabalho, outras talvez sejam nomes estranhos aos nossos ouvidos, mas, merecem nosso reconhecimento”, completa a professora Débora. A exposição conta com a participação de professores da área de Química, com mestrandos e doutorandos dos programas de Biologia Comparada (www.pgb.uem.br) e Biociências Aplicadas à Farmácia (www.pbf.uem.br), e da graduação em Biomedicina, todos da Universidade Estadual de Maringá, e de um biólogo do Mudi.