O professor Giuliano Gomes de Assis Pimentel, do Departamento de Educação Física da Universidade Estadual de Maringá (UEM), foi convidado a participar do Fórum Global de Ensino de Educação Física ( GoFPEP 2014) . Mais de cem pesquisadores, originários de cerca de 60 países estarão no evento, que é realizado a cada dois anos, reunindo  expertises de todo o mundo. Nesta edição do Fóum, o professor da UEM integra esse seleto grupo, junto com outros três pesquisadores brasileiros.

O evento será realizado em Potchefstroom, na África do Sul, entre os dias 15 e 17 de maio. Além de palestrantes de renome mundial, a programação do evento inclui a apresentação de projetos que  deram origem à boas práticas em educação física implantadas em escolas e ambientes comunitários, utilizando abordagem interdisciplinar.

Recreio nas Férias - Pimentel, que é doutor na área de Estudos do Lazer, recebeu o convite para participação no Fórum pela assessoria prestada no projeto Recreio nas Férias, atrelado ao Programa Segundo Tempo (PST), do Ministério do Esporte, cuja proposta é disponibilizar às crianças e adolescentes opções de esporte e lazer durante o período de férias escolares, oferecendo à garotada práticas esportivas prazerosas e ao mesmo tempo construtivas e lúdicas.

Implantado desde 2009, atualmente, o Recreio nas Férias já ganhou alcance nacional, beneficiando mais de um milhão de crianças e jovens em todo o País, segundo Giuliano Pimentel. Junto com o professor Amauri Aparecido Bassoli de Oliveira, também do Departamento de Educação Física da UEM, ele organizou o livro Recreio nas Férias: reconhecimento do direito ao lazer. A obra foi publicada pela Editora da UEM (Eduem) e traz artigos de diversos pesquisadores. A proposta é atender diretamente aos coordenadores e monitores dos Núcleos do Programa Segundo Tempo na implantação e consolidação do Recreio nas Férias, trabalhando com elementos para subsidiar o projeto na realização de colônias de férias para crianças e adolescentes nas diferentes regiões do Brasil. O livro está disponível para download neste link.

Escola de Aventura – A participação de Pimentel no Fórum que será realizado na África do Sul também está atrelada ao projeto Escola de Aventura, que é desenvolvido na UEM pelo Grupo de Estudos do Lazer, sob coordenação do professor. O projeto, que tem parceria com o Museu Dinâmico Interdisciplinar, oferece à crianças e jovens ensino de esportes como skate, escalada, slackline (técnica de equilíbrio sobre uma fita) e le parkour (esporte que consiste em pular obstáculos). Ou seja, práticas que atraem e caem no gosto da garotada.

O diferencial do projeto, segundo Pimentel, é que o ensino do esporte traz consigo um modelo de gestão de riscos, diminuindo a probabilidade de incidentes durante a prática. Além disso, a lógica que normalmente rege qualquer ensino na área, e que tem como parâmetro o esporte de alto rendimento, é invertida na Escola de Aventura. “A base do treinamento está pautada na criança real, que muitas vezes é tímida ou tem medo”, explica o professor. O esporte de alto desempenho pode até se concretizar ao longo da prática, mas não é o foco incial. Segundo o coordenador do projeto, também foi desenvolvido um esquema de aula com resultados práticos e rápidos, o que é bastante motivador. “Em uma hora é possível ensinar qualquer pessoa a andar de skate. Pelo menos os fundamentos básicos”, garante Pimental, destacando que já desenvolveu o trabalho com diferentes públicos, incluindo educadores participantes do PDE (Programa de Desenvolvimento Educacional), por exemplo.

Fórum Global – O professor da UEM explica que a participação no Fórum Global se dá exclusivamente através de convite da comissão organizadora. E que o evento é desenvolvido em diferentes países e a cada edição a idéia é que as propostas apresentadas sejam debatidas com educadores locais. Nessa perspectiva, o GoFPEP oferece um fórum único que permite a combinação de projetos de todo o mundo, e, ao mesmo tempo, reconhecendo a necessidade de aplicação do programa dentro do contexto cultural de cada um. Como um movimento social para a transformação , GoFPEP busca capacitar seus delegados e outros participantes com ferramentas para servir como agentes de mudança.

Participações brasileiras – Além do professor da UEM, outros três pesquisadores brasileiros foram convidados a apresentar seus projetos durante o GoFPEP. São eles Eliana Ferreira, da Universidade Federal de Juiz de Fora; Walter de Oliveira, da Universidade Federal de Santa Catarina; e Ricardo Uvinha, da Universidade de São Paulo.