Uma programação festiva marca o início das atividades do Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Agroecologia da Universidade Estadual de Maringá. Será nesta sexta-feira, dia 4, a partir das 9 horas, no Bloco I-12. A programação inicia-se com o café na roça recheado com produtos da agricultura em base ecológica. Logo a seguir, será realizada a solenidade de abertura com presença do secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, João Carlos Gomes.  A aula inaugural será ministrada pelo pesquisador Sílvio Aparecido Lopes, do Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus), de Araraquara, e coordenador do MasterCitrus - Mestrado Profissional em Controle de Doenças e Pragas dos Citros, oferecido pelo Fundecitrus.

Ainda na festa, estão previstas atividades artístico-culturais com bolsistas do Núcleo de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, rádio teatro novela focado na agricultura familiar em base ecológica, homenagem à família Wittmann, de Jandaia do Sul, produtores orgânicos tradicionais da região, e será lançado o personagem Seu Lauro que promoverá a produção agroecológica familiar. Também estão previstos depoimentos de agricultores.

O mestrado da UEM começou em março deste ano com 28 alunos, com aulas às sextas-feiras de manhã e à tarde e aos sábados de manhã. O curso é coordenado pelos professores Kátia Freitas Schwan Estrada e José Ozinaldo Alves de Sena.