A Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e a Secretaria da Saúde (Sesa) apoiarão a realização do curso de Mestrado Profissional em Medicina, com área de concentração em Urgência e Emergência, na Universidade Estadual de Maringá (UEM). O documento, que firma este compromisso, foi assinado pelos secretários João Carlos Gomes e Michele Caputo nesta semana.

O projeto está tramitando na UEM e deverá ser encaminhado até 30 de maio para análise da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O programa destina-se à formação de pessoal altamente qualificado para atuar no setor produtivo, na rede de saúde pública, para as atividades de pesquisa científica e para o exercício do magistério de nível superior.

Para o secretário João Carlos a oferta de cursos de pós-graduação profissionalizante na área de Urgência e Emergência irá complementar a formação de médicos; e apresenta-se como uma oportunidade especial e inédita para atender necessidades e demandas históricas do Estado. “ Com profissionais qualificados poderemos ofertar um melhor atendimento na área de urgências traumáticas e clínicas”, afirmou João Carlos.

Um dos pilares que sustentam a Rede Paraná Urgência é a capacitação de profissionais. “Neste curso, o profissional terá vivência prática e poderá aplicar os novos conhecimentos no Sistema único de Saúde (SUS)”, afirma o secretário da Saúde, Michele Caputo Neto.

Segundo ele, muitos destes profissionais poderão ser absorvidos dentro da Rede Paraná Urgência, que organiza o atendimento de urgência e emergência no estado do Paraná, através do transporte (Samu, Siate, e transporte aeromédico) e da assistência pré-hospitalar (pronto-socorros e unidades de pronto-atendimentos).

No mestrado profissional o aluno desenvolve, além da formação didática, a formação especializada naquela área de atuação, o que potencializa o aprendizado e a compreensão das inovações técnicas frequentes nessa área. “Esta é uma área que exige capacitação constante, pois os protocolos mudam e as técnicas são atualizadas”, explica o coordenador da Rede Paraná Urgência, Vinicius Filipak.

Segundo o reitor Júlio Prates Filho, a UEM possui seis programas de pós-graduação na área da saúde e o Mestrado Profissional em Medicina, somado aos demais, irá contribuir para a formação de profissionais com excelência técnica e preparo para a pesquisa e implantação de novas tecnologias, com vistas à melhoria da saúde em nível regional e nacional.

Texto: Seti