A Universidade Estadual de Maringá (UEM) será sede da 2 ª Conferência Internacional sobre Conhecimentos Compartilhados e Inovações Agrícolas Sustentáveis, programada para o período de 8 a 10 deste mês com a proposta de discutir, criticamente, resultados de pesquisas e experiências de comunidades e produtores rurais, baseados nas formas de saber tradicional e compartilhado. A abertura da Conferência, na terça-feira, dia 8, será às 14 horas, no auditório do Bloco D-34.

Durante os três dias, estudiosos e representantes de grupos da sociedade civil da América Latina, Ásia, Europa, América do Norte, África e Austrália serão enfocados e convidados a discutirem suas experiências e percepções sobre as perspectivas de desenvolvimento do open source (código aberto), na configuração  de novas práticas agrícolas sustentáveis, orientadas para o uso de biotecnologias.Além disso, na programação do último dia do evento serão feitas visitas de campo.

As discussões irão englobar questões como compartilhamento de recursos agrícolas naturais (terra,  materiais genéticos, sementes); o papel das universidades e institutos de pesquisa nas estratégias de compartilhamento de recursos e conhecimentos agrícolas; aspectos teóricos conceituais referentes a conhecimento compartilhado; estudos de caso de práticas agrícolas e comunitárias; tecnologias sociais e inovação agrícola; soberania alimentar e consumo sustentável; entre outros.

A taxa de inscrição, no valor de R$ 50,00, deverá ser paga no momento do credenciamento do evento, mediante pré-inscrição realizada no site.

O evento é uma iniciativa do grupo de pesquisa em Sociologia e Antropologia e Desenvolvimento, da Wageningen University, na Holanda, em colaboração com o Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UEM. Outras informações pelo fone 44 3011-8905.