Teve início, na última quinta-feira (24), a segunda edição do Congresso Paranaense de Educação Física e Esporte Adaptado. O evento, que segue até sábado (26), tem em sua programação minicursos, conferências, painéis, palestras e atividades culturais. Nesta sexta-feira (25), a presidente da Sociedade Brasileira de Atividade Motora Adaptada (Sobama), Marly Nabeiro (foto), expôs o trabalho da entidade, em uma conferência realizada no auditório do Dacese.

O vice-presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro, Ivaldo Brandão, foi quem proferiu a conferência de abertura do evento, também no Dacese. Brandão falou sobre a preparação do Brasil para a Paralimpíada de 2016. O congresso ainda tem participação do professor José Irineu Gorla, da Universidade Estadual de Campinas.

Entre os diversos minicursos estão temas como: Natação para Pessoas com Deficiência; Dança e Deficiência; Elaboração de Material e Desenvolvimento de Atividade Adaptada em Curso de Graduação em Educação Física; Paradesporto e Sociologia do Esporte, entre outros. Os minicursos estão sendo oferecidos no Bloco M-06.

Cerca de cem pessoas participam do evento, incluindo acadêmicos e pesquisadores de seis universidades públicas e sete privadas. Para consultar a programação completa acesse http://sites.uem.br/cdr/.