O reitor da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Júlio Santiago Prates Filho, presidiu a primeira cerimônia de colação de grau conjunta dos acadêmicos do Parfor (Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica), formados pela UEM. A solenidade foi realizada no último sábado, dia 26, no Teatro Marista, com a colação de 176 formandos, sendo nove do curso de Química, 14 de Física, 28 de Música, 11 de Letras/Inglês, 17 de História, 66 de Artes Visuais e 31 de Artes Cênicas.

Confira a galeria de fotos

Em seu discurso, a paraninfa geral dos formandos de 2014, professora Leonor Dias Paini, traçou um panorama do Programa, lembrando que ele foi instituído pela grande demanda por formação de professores em diferentes áreas do conhecimento, em todas as regiões, nas diversas unidades da federação.

Parfor Nacional - Em todo o Brasil, o Programa apoiou no período de 2009-2013 um total de 2.145 turmas ofertadas por 95 instituições de ensino superior, segundo a paraninfa. As turmas, sediadas em 422 municípios de 24 unidades federativas, apresentam um total de 70.220 alunos matriculados. E destes, 2.189 já concluíram seus cursos. No mesmo período, o Programa registrou, no Paraná, um total de 2.456 matriculados em seis universidades. Do total de matriculados, 172 já se formaram e 1.652 seguem cursando diferentes graduações.

Parfor na UEM - Leonor Paini lembrou que a UEM aderiu ao Parfor em 2009 e atualmente lidera o ranking das matrículas no Paraná, apresentando um total de 760 alunos matriculados em 25 turmas. Os acadêmicos são, em sua maioria, professores que possuem curso de licenciatura, mas que atuam em áreas diferentes da primeira formação superior. Só lembrando que nesta conta de matriculados não foram incluídos os neograduandos.

O Programa na UEM atende 36 municípios da região Noroeste do Paraná e Sul do Brasil, proporcionando formação superior de qualidade aos professores oriundos de 250 escolas, sendo 32% delas pertencente à rede estadual e 68% da rede municipal.

O reitor da UEM enalteceu a professora Leonor Paini, coordenadora geral do Parfor na Universidade, pelo empenho em levar adiante um Programa dessa envergadura. Também destacou seu papel e de toda sua equipe no trabalho de reconhecimento dos cursos de Artes Cênicas e Artes Visuais, antes mesma da formatura da primeira turma da graduação regular, que será em janeiro do próximo ano.

Oradora - Solange Zago Silva, formanda do curso de Artes Visuais e oradora geral dos formandos, destacou que a turma do Parfor é “fruto de um projeto  que merece toda a credibilidade da UEM e que visa a formação e melhoria da qualidade da educação básica no País”. Em seu discurso, ela também elogiou a professora Leonor Dias Paini, que não mediu esforços para por esse projeto em prática, “acreditando no sucesso do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica  e, contando, para isso,  com uma equipe exemplar de coordenadores”.

Mesa de Honra - Júlio Santiago Prates Filho e Leonor Dias Paini compuseram a mesa de honra da cerimônia, junto com a vice-reitora da UEM, Neusa Altoé; com os coordenadores dos cursos de Artes Cênicas, Artes Visuais, Física, História, Letras, Música e Química; com o Assessor de Planejamento do Ensino Superior da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, professor Décio Sperandio; com a secretária Municipal da Mulher de Maringá, Gaetana Caporusso; com o chefe de Gabinete da Reitoria, Maurício Antonio Custódio de Melo; com o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UEM, Mauro Ravagnani; com a diretoria do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da UEM, Nerli Nonato Ribeiro Mori; com a Assessora de Cooperação Internacional da UEM, Evanilde Benedito; com o diretor de Ensino de Graduação da UEM, Eduardo Radovanovic; com a gestora local do Parfor, Cecília Edna Mareze da Costa; entre outras autoridades.

Cursos em andamento – O Parfor continua em andamento na UEM, com a oferta de turmas nas seguintes graduações: Artes Cênicas;  Letras/Inglês; Física; História; Artes Visuais; Música; Formação Pedagógica; Pedagogia; e Filosofia.