Paulo Brofman, presidente da Fundação Araucária, visitou a UEM na última sexta-feira, 5, apresentando o balanço de sua gestão e fazendo a prestação de contas dos repasses de recursos feitos à instituição nos últimos quatro anos. Em 2013, foram mais de R$ 41 milhões para as instituições de ensino superior do Paraná. Neste ano, a previsão é que os recursos destinados superem R$ 48 milhões. Participaram da reunião o reitor Júlio Santiago Prates Filho, coordenadores de cursos de pós-graduação e colegiados, diretores de centros e departamentos e outros membros da comunidade científica.

Brofman destacou seu compromisso em visitar todas as universidades estaduais durante seu mandato para ouvir da própria academia as necessidades da área da ciência e pesquisa. Prates Filho ressaltou a fundamental importância do trabalho da Fundação Araucária para educação superior no Paraná, além de manifestar a expectativa para que os novos editais contemplem os pesquisadores da UEM.

Ao fim da reunião, o reitor e o presidente da Fundação Araucária receberam o relatório de trabalho aprovado pela Câmara de Pós-Graduação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEP) da instituição, que alerta para o impacto das aposentadorias na pós-graduação. De acordo com o documento, nos próximos quatro anos pelo menos um terço dos docentes vinculados à pós-graduação devem se aposentar. Segundo o levantamento, esse número representa cerca de 140 pesquisadores com reconhecida produtividade.

De acordo com Gisella Maria Zanin, professora do Departamento de Engenharia Química e presidente da Câmara de Pós-Graduação, o presidente da Fundação Araucária concordou com os termos do documento e se comprometeu a analisar o documento com atenção.