Quatro cursos da Universidade Estadual de Maringá (UEM) estão na lista dos dez melhores do País na terceira edição do Ranking Universitário da Folha de São Paulo, o RUF, publicado na última segunda-feira (8). Além da classificação geral das universidades, na qual a UEM ficou em vigésimo terceiro lugar, o RUF apresentou o ranking das graduações. Aqui a melhor posição conquistada pela UEM foi com a Odontologia, que está em sétimo lugar entre todos os cursos do Brasil, ficando em segundo na Região Sul. Agronomia ocupa a oitava posição no ranking brasileiro, ficando em primeiro no Estado. E na décima posição estão os cursos de Ciências Contábeis e Engenharia Química.

O universo pesquisado compreende 40 cursos de 2.134 instituições, o que representa 93% dos 2,2 milhões de alunos que iniciaram o ensino superior em 2012. Nesta edição, o ranking de cursos traz uma novidade em relação às edições anteriores. Os indicadores que consideram a opinião de mercado de trabalho e a qualidade de ensino foram unificados, passando a compor uma lista só.

No quesito qualidade de ensino, foi levado em conta o percentual de professores com doutorado e mestrado e com dedicação integral e parcial. Outros indicadores foram a nota alcançada no Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) e a opinião de avaliadores de cursos superiores do Ministério da Educação. Para a avaliação de mercado, o RUF considerou o resultado da pesquisa do Datafolha feita com 1.970 responsáveis pela contratação de profissionais de diferentes áreas.

Na lista do ranking de cursos da UEM aparecem 33 graduações. Veja a lista completa com a posição ocupada de cada curso neste link.