A Universidade Estadual de Maringá promove, por meio do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PGE) e do Núcleo de Estudos de Mobilidade e Mobilização (Nemo), a 2ª Mesa-Redonda sobre Mobilidade Urbana com Bicicletas, agendada para a próxima segunda-feira, dia 22, às 19h30, no Auditório Hélio Moreira, no prédio da Prefeitura de Maringá.

Entre os debatedores convidados estão, pela UEM, o professor Henrique Manoel da Silva e o mestrando Eduardo Simões. Segundo eles, o objetivo é debater a mobilidade urbana local tendo como foco o uso bicicletas, que tem demonstrado uma demanda eminente por mais estudos, espaço e infraestrutura adequada para efetivar-se, cada vez mais, como um meio de transporte viável na cidade.

Simões acredita que a falta de infraestrutura é o principal empecilho para o aumento de ciclistas. “Hoje Maringá tem 17 km de ciclovia e seria necessário, pelo menos, mais 90 km, garantindo assim a segurança no trânsito”.

Segundo dados do IBGE (2010), Maringá possui 357.077 mil habitantes, sendo o terceiro maior município do estado. A frota, de acordo com o Detran-PR, fechou dezembro de 2012 com 271.308 veículos. “Falta de espaço para tantos meios de transportes motorizados (e poluentes), que crescem cada vez mais e num ritmo que a cidade não terá como suportar”, pontua Simões.

Para ele Maringá deveria seguir o exemplo de Toledo, município paranaense que tem implantado fortemente a bicicleta como meio de transporte e forma de lazer. “Esse tipo de iniciativa, além de melhorar o trânsito nas cidades, proporciona um espaço urbano menos hostil às pessoas, melhorando ainda a saúde da população e garantindo respeito ao espaço público e um trânsito mais humanizado”.

Serviço:

2ª Mesa-Redonda sobre Mobilidade Urbana com Bicicletas

Data: 22 de setembro, às 19h30, no Auditório Hélio Moreira.

Inscrição: não é necessário fazer inscrição prévia. A entrada é franca.

Contato: eduflorio@gmail.com