Para promover saúde e discutir hábitos, prevenção e controle do tabaco, serão promovidos no dia 27 deste mês,  em Ivaiporã, uma corrida rústica e, nos dias 7 e 8 de novembro, um seminário com palestras e apresentação de trabalhos, em Maringá. A concentração dos atletas está marcada para 13 horas. A largada será a partir das 14h30, na Avenida Souza Naves, 2760 em frente ao Colégio Bento Mossurunga.

O cigarro tem 4.720 substâncias tóxicas e é considerado o maior problema de saúde pública do mundo pela OMS (Organização Mundial de Saúde), e quem decide parar de fumar luta diariamente para melhorar a qualidade de vida e ter uma rotina mais equilibrada.
Pare de Fumar Correndo é o nome da corrida rústica promovida pela UEM, que está em sua terceira edição, em Ivaiporã. O evento é um entre outros de sucesso promovidos pela Universidade contra o tabaco, como a Maratona de Revezamento Vanderlei Cordeiro de Lima, que arrecadou mais de 700 cestas básicas e teve adesão de 300 equipes compostas por oito atletas cada, nas categorias feminina, masculina e mista.
Os vencedores ganharão como prêmio medalhas, troféus, aparelhos de DVD e dinheiro. As inscrições devem ser feitas pelo site da corrida (www.tabagismo.uem.br) e o valor é 1 kg de alimento não perecível.
Seminário – Narguilé: mitos e verdades é o tema de uma das palestras que serão ministradas no primeiro dia do V Seminário de Promoção da Saúde, Prevenção e Controle do Tabaco em Maringá, dia 8 de novembro, em local ainda a ser definido. Quem fala sobre o tema é uma representante da Agência Nacional de Vigilância Sanitária.
No evento, que termina no dia 9 de novembro, serão também apresentados e discutidos vários aspectos ligados ao combate ao tabagismo, possibilitando troca de experiências e informações entre os profissionais dos municípios, acadêmicos, professores de IES e população, com apresentação de trabalhos. Poderão ser inscritos trabalhos de diversas áreas da saúde e prevenção, até 15 de outubro.
Para inscrições nos eventos e mais informações sobre o combate ao tabagismo acesse o site www.tabagismo.uem.br. O contato ainda pode ser feito pelo telefone (44) 3011-5988.