A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) outorgou a professora Gisela Barcellos de Souza, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual de Maringá (UEM), menção honrosa do Prêmio Capes de Tese 2014, na área de Arquitetura e Urbanismo, pela pesquisa Tessituras híbricas ou o duplo regresso: encontros latino-americanos e traduções culturais do debate sobre o retorno à cidade.

O trabalho foi defendido no ano de 2013, sob a orientação de Paulo Júlio Valentino Bruna, do Programa de Pós-Graduação de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual de Maringá. Segundo a Capes, a tese é uma “contribuição de extrema valia para o desenvolvimento e aprimoramento da área, bem como para o avanço da pós-graduação e do conhecimento científico de qualidade no Brasil”.

Outra premiada foi a  professora de Direito Penal do Departamento de Direito Público, Isadora Vier Machado, agraciada pela tese Da Dor no Corpo à Dor na alma: uma leitura do conceito de violência psicológica da Lei Maria da Penha. O trabalho foi defendido em 2013, sob a orientação de Miriam Pillar Grossi e coorientação de Mara Coelho de Souza Lago, do Programa de Pós- Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina.

O resultado foi divulgado pela Portaria n° 134, publicada no Diário Oficial da União, na última quinta-feira (2). A menção honrosa constitui-se de um certificado, que será entregue num evento na sede da Capes, em Brasília, no dia 10 de dezembro, às 18 horas.