O reitor Júlio Santiago Prates Filho inaugurou, na manhã desta sexta-feira, dia 3, laboratórios voltados para área de ensino, reformados, mobiliados e equipados com recursos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), totalizando R$ 256 mil. São o Laboratório Audiovisual II (Programa de Apoio a Laboratórios Interdisciplinas de Formação de Educadores – Life), o Centro de Referência das Licenciaturas da UEM e o Laboratório de Acesso Remoto da Física. Os dois primeiros, que ficam no Bloco 22, estão relacionados com o Programa de Consolidação das Licenciaturas (Prodocência), Capes e Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid); e o último, locado no Departamento de Física, vinculado ao Prodocência, Capes e Projeto Life. Este último reúne equipamentos de ponta como difratograma de raio-X, câmara de difusão de partículas e efeito fotoelétrico, que poderão ser conectados com equipamentos do Laboratório de Física Moderna e ser operados a distância.

Durante a solenidade de inauguração, a pró-reitora de Ensino, Ednéia Rossi, informou que a UEM tem participado de todos editais com parceria dos professores na construção do projeto. Citou que, quando o projeto nasceu, era para ser Centro de Referência Virtual das Licenciaturas, que foi readequado para ter espaço físico, atendendo objetivo do MEC em unir programas. O diretor de Graduação, Eduardo Radovanovic, destacou que o projeto Life tem como meta criar espaços para alunos aprenderem a lidar com tecnologia da informática, videoconferência e outras, a preparar aulas, filmar e avaliar seu desempenho, permitindo também aos professores avaliarem os alunos.

O coordenador do Prodocência na UEM, Claudivan Sanches Lopes, ressaltou que o Prodocência tem como alvos a consolidação das licenciaturas, a avaliação das atividades do Pibid, entre outros. Para ele, é necessário avançar para o Centro de Referência das Licenciaturas, com a organização, o registro e a socialização das pesquisas realizadas na UEM. Para o coordenador geral do Pibid na UEM, João César Guirado, o momento representava um marco importante. Informou que, quando a UEM foi apresentar o projeto, o edital delimitava em seis o número de subprojetos a serem apresentados, mas a Universidade ousou e mandou nove subprojetos, e a Capes aprovou todos eles. Disse ainda que a UEM tem 18 subprojetos que atendem todas as licenciaturas locais e de outros campus, contemplados com o Pibid.

O reitor agradeceu e reconheceu o trabalho da Pró-Reitoria de Ensino e dos professores que permitiu a inauguração dos laboratórios, que são fruto do trabalho coletivo e participativo. Elogiou a capacidade de se trabalhar em parceria que é o caminho do sucesso da Universidade e de superar desafios. “Vocês têm desempenhado o melhor de si, contribuindo para a construção desta Universidade, colocando-a entre as melhores do País”. Destacou ainda a importância das licenciaturas na formação de melhores talentos e melhores profissionais.