Entre os dias 7 e 18 deste mês, a 4ª edição da Mostra de Teatro Contemporâneo proporcionará ao público de Maringá e região uma programação variada, composta por espetáculos teatrais, oficinas, exibição de filmes, mesas-redondas e palestras, totalizando 24 atrações a preços populares (R$20,00 inteira e R$10,00 a meia) ou gratuitos. 

A Cia Rústica (RS) abre o evento na terça-feira (7) com a peça “O Fantástico circo-teatro de um homem só”, no Teatro Calil Haddad. No espetáculo, o ator Heinz Limaverde transita por vários tipos do imaginário circense, combinando o universal com o pessoal por meio de referências do circo com memórias e experiências do ator. A peça foi indicada em todas as categorias do Prêmio Açorianos 2011 e vencedora das categorias de Melhor Direção e Figurino. Além da Cia Rústica, companhias de São Paulo e Curitiba também se apresentam durante o evento.

As atividades formativas começam, na quarta-feira (8), com a mesa-redonda O Teatro e a Ditadura, com os convidados Joaquim dos Santos (UEM), Thaís Tolentino (UEM), Leonil Lara (Cia Pau de Fita/Mgá) e mediação de Karyna Bühler de Mello. No mesmo dia, também ocorre a palestra A Estética da Cia Ocamorana: teatro e sociedade, organizada pelo Grupo de Pesquisa Crítica Literária Materialista da UEM; e a mesa-redonda O Teatro e os Festivais, que conta com a participação do crítico Valmir Santos (SP), dos curadores do Festival Internacional de Londrina (Filo) Paulo Braz e Luiz Bertipaglia e da atriz Eliana Bolanho, da Cia As Graças; a mediação é de Murilo Lazarin.

Organizado pela Teatro & Ponto Produções Artísticas desde 2011, o objetivo do evento é proporcionar ao público espetáculos da cena contemporânea nacional fomentando a discussão sobre o teatro e a sociedade por meio da troca de experiências entre atores, diretores, críticos, pesquisadores e o público, garantindo a democratização das artes. Nesta edição, Sebastião Milaré, jornalista e principal biógrafo de Antunes Filho, será homenageado.

A 4ª Mostra é realizada em parceria com a Secretaria de Cultura de Maringá, o Núcleo de Dramaturgia do Sesi-PR e o Grupo de Pesquisa Crítica Literária Materialista da UEM. Os ingressos podem ser adquiridos no 4º piso do Shopping Maringá Park. O horário de venda é das 10 às 19 horas de segunda a sábado e das 14 às 18 horas nos domingos e feriados.  

Outras informações pelo site www.mtcontemporaneo.art.br ou e-mail mostratc@gmail.com  ou ainda pelos celulares (44) 9139-5540, com Giovana Lago, (44) 99814314, com Fernanda Pasian e 9905-3562, com o diretor artístico da Mostra, Márcio Alex.