A Comissão de Elaboração do Plano Diretor Participativo (PDP) do Câmpus Sede da UEM entregou o relatório parcial ao reitor Júlio Santiago Prates Filho, nesta quinta-feira, dia 9. O intuito foi apresentar ao reitor, que nomeou a comissão, a atual fase do processo e destacar a importância de sua iniciativa para o planejamento de médio e longo prazo da Instituição, bem como o diagnóstico realizado que trouxe à luz a perda de 40 alqueires dos originais 85 destinados à UEM quando da sua criação. Foram realizadas duas audiências públicas, cinco oficinas temáticas e reuniões nos Centros de Ensino e com alunos e técnicos para a definição dos princípios e das diretrizes. 

A entrega foi realizada por representantes da Comissão do PDP um dia antes do término da gestão de Prates Filho. “Não deixaríamos de prestar contas de nossa atuação no desenvolvimento das atividades relativas à honrosa tarefa que nos foi designada pelo reitor a qual vimos desempenhando numa defesa intransigente da universidade pública”, enfatiza a presidente da Comissão de Elaboração do PDP, Ana Lúcia Rodrigues.  

Segundo Rodrigues, este relatório agrega a descrição da maioria das ações desenvolvidas pela comissão desde a sua instituição em 2012. O relatório final está em elaboração e será fechado após a terceira Audiência Pública que ocorrerá em 10 de novembro, no Anfiteatro Ney Marques. Na ocasião, serão apresentadas e apreciadas pela comunidade universitária as diretrizes para o crescimento do câmpus sede e um Plano de Ocupação para os próximos dez anos, com revisão nos 50 anos de UEM, explica a presidente da comissão. O Relatório Final será entregue ao reitor com indicação dos desdobramentos necessários à implantação e gestão do Plano Diretor do Câmpus Sede da UEM e também a análise da Ação de Desapropriação, na qual, consta o processo de perdas do território e, mais recentemente, de Ações de Usucapião, que a UEM vem perdendo.  

O reitor agradeceu o trabalho dos membros da Comissão do PDP. “Sabemos de todas as dificuldades em se desenvolver um trabalho dessa amplitude. Essa equipe se manteve empenhada e conseguiu desenvolver o difícil processo participativo na definição do futuro da universidade”, declarou. Prates Filho se comprometeu em repassar o relatório ao reitor eleito Mauro Luciano Baesso. “Ele é que vai acompanhar a finalização do processo de elaboração do Plano, assim como a execução do que for definido pela comunidade acadêmica”, acrescentou.