A Aventura de Envelhecer no Século XXI é o tema do I Simpósio Internacional, IV Simpósio Maringaense e II Simpósio Paranaense de Gerontologia, que teve início na manhã desta quarta-feira, 5, com objetivo de disseminar conhecimentos originados dos estudos, pesquisas e experiências no campo da gerontologia, além de compartilhar e ampliar reflexões sobre as questões relacionadas ao envelhecimento. A programação vai até o dia 7.

O Coral da Universidade Aberta do Brasil (Unati) se apresentou na cerimônia de abertura, cuja mesa de autoridades foi composta pelo vice-reitor Júlio Damasceno, coordenadora da Universidade Aberta do Brasil (Unati), Regina Taam, professores Maria Arminda Mendes Costa e António Fonseca, da Universidade Católica Portuguesa, coordenadora do curso de Enfermagem e do evento, Vanessa Denardi Baldissera, representante do Sistema Fecomércio, Francisco Costa e Silva, diretor do Sesc, Antonio Vieira e presidente do Conselho Municipal do Idoso, Ana Paula Calaf.

Agradecendo a presença dos participantes e organizadores, Damasceno afirmou ser uma honra para a UEM sediar o evento, e fez um apelo aos acadêmicos da Unati. “Precisamos muito de vocês. Temos desafios enormes para a formação desta juventude. Vocês nos ensinam muito”, disse o vice-reitor. Regina Taam agradeceu a parceria solidária entre a UEM e o Sesc, um dos promotores do simpósio.

Na sequência, a professora Maria Arminda Mendes Costa proferiu a palestra magna, abordando o tema do simpósio.