Durante a solenidade de abertura do V Seminário de Promoção da Saúde, Prevenção e Controle do Tabaco de Maringá, foi apregoada uma vida sem tabaco e mais saudável. O secretário de Saúde de Maringá, Antônio Carlos Nardi, comentou que a sua pasta sempre se colocou como parceira nos projetos e ações da UEM e elogiou o coordenador do evento, Celso Conegero, a quem classificou como grande incentivador e batalhador no combate ao tabagismo. Falou ainda da parceria com a Anvisa que tem divulgado as ações na área em Brasília e prestigiado os eventos em Maringá. Informou que colocou à sua equipe um desafio impositivo de disseminar nas Unidades Básicas de Saúde de Maringá ações contra o tabagismo em cada região da cidade.   

O diretor da Secretaria de Ação Social e Cidadania, Alex Chaves, parabenizou a iniciativa de discutir um assunto tão sério. Para ele, sempre é bom debater políticas públicas sobre drogas e tabaco, este, uma porta de entrada para drogas, levando conhecimento para todos os equipamentos da Prefeitura. O vice-prefeito Cláudio Ferdinandi baseou seu discurso na sustentabilidade e em três eixos: que as pessoas parem de fumar já, que se submetam à reeducação alimentar e pratiquem esportes para terem boa saúde, economizando ao não investir no vício e necessitando menos do aparato de saúde do município. Com a economia gerada ao poder público, a quantia pode ser investida em outro setor. Ferdinandi aproveitou a ocasião para informar que a Prefeitura pretende urbanizar os fundos de vale e cercá-los com calçada ecológica.  

O vice-reitor Júlio Damasceno agradeceu o esforço que a equipe, ao longo dos anos, tem desenvolvido nessa temática tão importante para a sociedade. Reconheceu o êxito do trabalho. “Vocês representam o que deve ser o papel de uma universidade pública e jovem”, destacou. Disse que a UEM conversa com a sociedade, dialogando diariamente e, por isso, alcançamos sucesso. Comentou que conhece amigos que aderiram ao esporte por causa do trabalho da equipe. Disse que eles, além de salvar vida, promovem vida com qualidade. Aos três eixos citados por Ferdinandi, acrescentou outros dois: oferecer espaços de lazer para juventude e incrementar a cultura e a arte. Damasceno destacou que o problema da dependência química é multidimensional, ultrapassa a dimensão física do corpo. Finalizando sua fala, colocou a UEM como parceira da sociedade para enfrentar seus desafios.  

Logo após, Ana Cláudia de Andrade, da Anvisa, proferiu a palestra Narguilé: mitos e verdades. Também em debate, temas como Vigilância Sanitária e a Fiscalização do Narguilé; Prevenção ao Uso do Tabaco: Narguilé em Foco; Aspectos Farmacológicos da Dependência Química; Aspectos Psicológicos da Dependência Química; Dependência Química sob uma Visão Espiritual; Aspectos Farmacológicos, Psicológicos e Espirituais da Dependência Química. Na programação ainda, apresentação de Trabalhos e Café com Ciência.   As atividades terminam neste sábado, dia 8, na UEM, Bloco B-33 (CAE/PDE).

O evento é promoção da UEM, da Prefeitura de Maringá e do Lions Clube Maringá Universitário Integração. Seu objetivo é possibilitar troca de experiências e informações entre os profissionais dos municípios, acadêmicos, professores de IES e população sobre o tema promoção da saúde, prevenção e controle do tabaco, e capacitar servidores do município de Maringá. Outras informações no site www.tabagismo.uem.br ou e-mail seminariotabagismo@hotmail.com.