A terceira Audiência Pública do Plano Diretor Participativo (PDP) do Câmpus Sede da UEM, agendada para dia 10 deste mês, foi transferida para o início do próximo ano letivo, por decisão da Comissão de Elaboração do PDP. A presidente da Comissão, Ana Lúcia Rodrigues, afirma que “esse adiamento se dá devido ao excesso das atividades de encerramento do ano letivo e à importância da temática que requer maior tempo para o debate”.

As propostas sistematizadas no processo participativo serão submetidas à Consulta Pública que será aberta a partir do início de dezembro até a realização da terceira Audiência, prevista para a segunda semana de março de 2015. Dentre as propostas, estão a verticalização do câmpus pioneiro e do consolidado, com implantação ambientalmente sustentável, diretrizes de mobilidade que priorizam o pedestre, transferência do Centro de Treinamento em Irrigação para a Fazenda Experimental de Iguatemi e ocupação desta área pelo Centro de Ciências Agrárias. Também se prevê a mudança de parte do Centro de Ciências da Saúde para a área no entorno do Hospital Universitário de Maringá, compondo o Complexo de Saúde da UEM, dentre outras que estarão divulgadas na Consulta Pública.

“A Comissão de Elaboração do PDP vai disponibilizar as propostas e diretrizes no site do Plano Diretor para Consulta Pública. É importante frisar que todo o processo de elaboração do plano está sendo conduzido de forma participativa que envolve todas as unidades e setores da instituição. A definição dos princípios e das diretrizes foi efetivada a partir de Oficinas temáticas compostas pela Comissão de Acompanhamento que foi formada em reuniões nos CI’s (Centros de Ensino) com docentes e nas respectivas entidades com alunos e com os técnicos”, reitera Rodrigues.

Destaca-se que a 3ª. Audiência Pública é a última instância consultiva para a definição das diretrizes de uso e ocupação do câmpus sede da UEM que devem estruturar um Plano de Ação delineado para um horizonte de dez anos, com revisão em 2019, quando a universidade completará 50 anos de fundação. Na composição do Relatório Final, está prevista a indicação dos desdobramentos e das ações necessárias à implantação e gestão do Plano Diretor do Câmpus Sede, de encaminhamentos relativos à Ação Judicial de Desapropriação (1970), em que consta o processo de perdas do território e, mais recentemente, as Ações de Usucapião.

Outras informações também no facebook/planodiretoruem ou e-mail planodiretoruem@gmail.com.

Fonte: Comissão de Elaboração do PDP