O XXI Encontro de Química da Região Sul e a 30ª Semana de Química da UEM, que começaram nesta terça-feira, dia 11, registraram 1.245 inscritos. Durante a solenidade de abertura, precedida pela apresentação do septeto de cordas da Orquestra da UEM, o coordenador dos eventos e delegado da Sociedade Brasileira de Química no Paraná, Eduardo Jorge Pilau, destacou que a SBQ é um instrumento que congrega os profissionais de todo Brasil e que o Paraná é um Estado bem atuante. Ressaltou que os eventos são um dos maiores Sul do País. 

 

O chefe do Departamento de Química, Emerson Marcelo Giroto, fez uma retrospectiva dos eventos, lembrando de sua importância. O presidente da SBQ, Adriano Andricopulo, disse que a SBQ na região Sul realiza os maiores eventos, com exceção da reunião anual da SBQ, que tem caráter nacional. Citou a participação em peso dos paranaenses, gaúchos e catarinenses, além de pessoas de Mato Grosso do Sul e de São Paulo. Elogiou a organização primorosa dos eventos. 

O diretor-adjunto do Centro de Ciências Exatas, Cláudio Celestino de Oliveira, comentou sobre a importância da SBQ no desenvolvimento regional e nacional e elogiou o apoio de patrocinadores e a presença expressiva de alunos de graduação e pós-graduação fundamental para o sucesso dos eventos.  

O reitor Mauro Baesso destacou que devemos aumentar a ética profissional e a ética intelectual, não temer a inovação exigida nas ciências exatas, que é tendência atual irreversível. Elogiou a quantidade de participantes que mobilizaram a UEM e seus vários espaços. Ao se dirigir à mesa principal, Baesso foi acompanhado pelo robô de telepresença R1T1.

Desenvolvido por uma startup nacional, o R1T1 passou a ser utilizado no Hospital Universitário em consultas, na interação com pacientes da pediatria ou do ambulatório, na visita ou discussão de casos nas diferentes enfermarias e na aproximação entre pacientes e familiares com histórico de longos períodos de internação. O robô também acompanhou o palestrante Antonio Luiz Braga à mesa e interagiu com os presentes. Braga falou sobre Desenvolvimento de Selênio-Nitrogênio-Compostos com Aplicações na Fronteira da Química: síntese de moléculas quirais e/ou bioativas.  

A programação está recheada com palestras técnicas, palestras científicas, minicursos, apresentação de pôsteres, sessões coordenadas e reuniões regionais. Os eventos terminam na quinta-feira, dia 13. Outras informações pelo site www.sites.uem.br/sbqsul.