O prefeito de Cianorte, Claudemir Romero Bongiorno, entregou, nesta quarta-feira, dia 12, documentos de doação de terreno de aproximadamente 40 mil m² ao reitor da Universidade Estadual de Maringá, Mauro Baesso. Dessa forma, foi oficializada a doação do imóvel, no qual, está instalado o Câmpus Regional de Cianorte (CRC), Rua Dom Pedro II, lote 598.

“Este é um dia muito especial, pois se trata do atendimento a um anseio antigo da comunidade acadêmica e marca o início de uma nova história para o ensino superior no município. Assim, agradeço a todos os envolvidos no processo que culminou na efetiva doação, em especial, aos vereadores que prestaram apoio total, aprovando, com unanimidade, o projeto de lei. É importante citar que o auxílio ao desenvolvimento do Câmpus da UEM em Cianorte não se restringe à manutenção do imóvel. Estamos, por exemplo, licitando um veículo van, zero quilômetro, para efetuar o transporte dos professores”, afirmou Bongiorno.

O gestor municipal fez questão de esclarecer como foi estabelecida a metragem concedida. “A doação do terreno foi viabilizada por estudos técnicos, um trabalho minucioso de seis meses, coordenado por nosso secretário municipal de Desenvolvimento, Nelson Magron Júnior, para que o imóvel fosse devidamente desmembrado, visto a existência, no mesmo terreno, da Escola Municipal Castro Alves que, em breve, contará com uma quadra esportiva coberta, da Escola Técnica Profissionalizante e de uma área de preservação ambiental. Assim, tenham a certeza de que estes mais de 38 mil m² são o máximo dentro da legalidade e das possibilidades do município”, enfatizou Bongiorno.

Baesso elogiou a atuação dos gestores municipais. “Agradecemos os esforços da Prefeitura e da Câmara, tão decisivos para garantir um futuro próspero para nosso câmpus. É importante citar que esta conquista, também, é fruto das articulações da gestão passada da UEM e que temos o compromisso de dar continuidade. Temos um carinho especial por esta comunidade acadêmica, caracterizada pela sinergia”, afirmou.

“Este é um passo muito significativo para o desenvolvimento do câmpus cianortense, pois torna possível melhorar e ampliar as estruturas dos cursos já existentes, bem como pleitear a conquista de novos”, completou a diretora do CRC, Márcia Maioli.

“É importante mencionar o papel da Câmara Municipal neste processo, uma vez que nós, os vereadores, que trabalhamos para o bem público e coletivo, apoiamos o desenvolvimento da educação e, assim, procuramos uma situação favorável, tanto para o município, quanto para a instituição de ensino. Temos a certeza de que com este projeto de lei, nós a encontramos. Além disso, se faz necessário citar que, também, votamos pela manutenção do convênio com a UEM”, contou o presidente do Poder Legislativo, Adailson Carlos Ignácio da Costa (Dada).

"Há poucos meses comemoramos, juntos, a conquista de R$ 600 mil em investimentos para o câmpus de Cianorte, oriundos da Secretaria Estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, a Seti. E hoje, é com grande satisfação, que participamos deste momento. Cianorte é município que apresenta uma potencialidade ímpar e, assim, não pode deixar de oferecer aos seus habitantes a possibilidade de cursar uma universidade pública, gratuita e de qualidade. Contem conosco para trazer à Capital do Vestuário o que lhe é de direito: mais investimentos e mais cursos para que os nossos jovens tenham mais oportunidade”, garantiu o deputado estadual Jonas Guimarães.

Também prestigiaram a solenidade o vice-prefeito Sérgio Pereira Júnior; os vereadores Valdomiro Gonçalves Pereira, Silvio do Pátio, Márcia Pereira e João Alexandre; a vice-reitora da UEM da gestão 2010/2014, Neusa Altoé; a chefe do Núcleo Regional de Educação, Yolanda Rodrigues de Godoy; a secretária municipal de Educação e Cultura, Maria Neuza Casassa; professores, coordenadores de cursos e chefes de departamento do CRC; secretários e chefes de divisões municipais; bem como diretoras de escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs).

Fonte: Prefeitura de Cianorte