No próximo domingo (16), serão realizadas as provas do Processo de Avaliação Seriada (PAS), das 13h50 às 19 horas, em 16 cidades paranaenses. Em Maringá, as provas serão na UEM, na Unicesumar, na PUC e na Uningá. Também haverá provas em Apucarana, Campo Mourão, Cianorte, Cidade Gaúcha, Curitiba, Diamante do Norte, Goioerê, Ivaiporã, Loanda, Londrina, Paiçandu, Paranavaí, Pitanga, Sarandi e Umuarama. A Comissão Central do Vestibular Unificado (CVU) faz algumas observações para os candidatos.

A UEM registrou 27.185 inscritos dos quais, 16.118 na Etapa 1; 7.122, na 2; e 3.945 na  Etapa 3. Os alunos do ensino médio fazem as provas com conteúdo da série em que estão e, no último ano, escolhem o curso desejado. Os candidatos da Etapa 3 concorrem a 750  vagas distribuídas entre as várias opções.

“Cada etapa do PAS-UEM é pensada como parte de um todo, como degraus para a chegada à Universidade. Em cada fase, primamos pela reflexão, pela capacidade de compreensão e de interpretação e não pela memorização mecânica. Queremos, sobretudo, um estudante crítico, perceptivo e capaz de resolver questões nas mais diversas áreas do conhecimento. Um ser plural, dotado de singularidades próprias, compromissado com a sociedade”, diz a Comissão Central do Vestibular Unificado (CVU).

Os cursos mais concorridos são os de Medicina com 320 inscritos para oito vagas 40 candidatos/vaga); Arquitetura e Urbanismo (20,3), Pedagogia Maringá matutino (13,5), Direito matutino (12,9) e Química bacharelado (12,8).

Atenção – A CVU solicita que os candidatos estejam nos locais de prova uma hora antes do início da entrada, que é às 13h20. “O ideal é que cheguem às 12h20, para que entrem com tranquilidade nas salas de prova e possam realizar com calma o exame que começa às 13h50”, explica o presidente da Comissão, Emerson Arnaut de Toledo. Ele também lembra que os candidatos devem conhecer os locais onde vão fazer a prova com antecedência. Não só a instituição em que farão o exame, mas o bloco e a sala de prova, “porque essas instituições têm câmpus grandes e o estudante pode ter problemas de acesso se não conhecer a localização antecipadamente”.

Vale destacar, ainda, que é necessário ir ao local de prova levando um documento oficial original, com foto. Quem não apresentar esse documento não poderá ingressar nas salas de prova. O candidato ainda não poderá estar de relógio, óculos de sol, boné, gorro, turbante ou similares. Deverá desligar o celular ao entrar na sala e mantê-lo desligado até o fim da prova. Não será permitido portar nenhum aparelho eletrônico de qualquer tipo. Todos os candidatos devem levar caneta esferográfica de tubo transparente e tinta azul escuro ou preta; lápis e borracha. Não será aceita a utilização de lapiseiras.

Para esclarecer dúvidas, a CVU estará de plantão neste sábado, dia 15, das 8 às 11h30 e das 13 às 17h30; e domingo (16), dia da prova, a partir das 9 horas.

Os resultados do PAS serão divulgados em 22 de dezembro, às 14 horas, no site www.pas.uem.br. A matrícula dos aprovados será de 13 a 15 de janeiro. As aulas começam em 23 de fevereiro.