A Universidade Estadual de Maringá (UEM) abriu, nesta sexta-feira (28) pela manhã, no Restaurante Universitário, o 1º Seminário de Avaliação do Pibid UEM. Durante todo o dia serão apresentadas as diversas ações estabelecidas este ano pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (Pibid), vinculado à Pró-Reitoria de Ensino. O objetivo é refletir e avaliar os resultados alcançados pelos subprojetos, além de possibilitar a troca de experiências desenvolvidas por projetos do Pibid.

Durante a solenidade de abertura, o coordenador institucional do Pibid na UEM, João César Guirado, agradeceu a presença maciça dos bolsistas e falou sobre a importância do Programa para o aperfeiçoamento do ensino da docência. Lembrando que o Programa colabora para a entrada de alunos no contexto das escolas desde a graduação, Guirado agradeceu a participação das escolas da rede que propicia a atuação dos licenciados.

Atualmente o Pibid UEM conta com 567 participantes ao todo, sendo 400 alunos bolsistas, graduandos de diferentes licenciaturas ofertadas no câmpus sede e nos câmpus regionais nas cidades de Goioerê, Cianorte e Ivaiporã. Os 167 restantes são supervisores, monitores e coordenadores do Programa. As escolas participantes somam 40.

A pró-reitora de Ensino, Ana Obara, salientou que o Pibid é, hoje, o maior programa de bolsas dentro da UEM. Ela também ressaltou a importância da participação das escolas para atuação dos licenciados, inclusive preparando-os para o mercado onde irão atuar.

Na abertura do evento, alunos do Departamento de Música da UEM, bolsistas do Pibid, fizeram uma apresentação de ritmos de música afro-brasileira como o ijexá, coco e jongo.