A UEM, por meio da Prefeitura do Câmpus/Diretoria de Serviços e Manutenção, adquiriu, com recursos próprios, sete motos para a vigilância. São todas do modelo Yamaha XTZ Crosser 150, equipadas com giroflex, ao custo total de R$ 62.230,00. A Instituição já possui outras cinco motos, das quais, uma será destinada ao chaveiro
  


Segundo o vice-reitor Julio Damasceno, a ocasião mostra a intenção e a necessidade de investimentos em equipamentos para melhorar condições de trabalho dos vigilantes. Comentou que a data representava o início de uma série de investimentos. “É compromisso nosso avançar nos investimentos para garantir melhorias do câmpus. Precisamos melhorar a iluminação no câmpus e readequar o quadro de funcionários. Temos déficit de 30 a 40 vigilantes”, destacou Damasceno ao citar a complexidade de vigilância na UEM, por ser aberta e estar inserida dentro da cidade.

De acordo com o prefeito do Câmpus, Carlos Augusto Tamanini, a UEM precisa ampliar o quadro de pessoal para atender a demanda. Comentou que outras ações estão sendo feitas para minimizar os riscos ao patrimônio e às pessoas, como mapeamento de áreas mais vulneráveis, colocação de muro. Para Tamanini, as novos motos vão permitir maior agilidade aos vigilantes para percorrer o câmpus e chegar mais rápido aos locais de ocorrências, identificando-as e providenciando ações necessárias.  

Para a diretora de Serviços e Manutenção, Ezeni Claro da Silva, outra ação do setor será a qualificação dos vigilantes. A Polícia Militar se prontificou a auxiliar nesse quesito. A PM dará cursos e treinamentos sobre abordagens, resolução de conflitos, entre outros tópicos, a partir do primeiro trimestre de 2015.