O Conselho Universitário (COU), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), aprovou, nesta segunda-feira (1º), a volta da chamada paridade, matéria referente ao peso dos votos nas eleições para reitor e vice-reitor da Instituição. A reunião foi realizada na sala dos Conselhos Superiores da UEM, no Bloco da Reitoria.

Originalmente, o processo teve parecer favorável do professor Reginaldo Dias, nomeado relator, e aprovação na Câmara de Planejamento do Conselho, no dia 15 de setembro de 2014.  O debate para a aprovação deveria ter ocorrido na segunda, dia 29 de setembro, mas foi prorrogado em virtude do pedido de vista do processo, feito pelo professor Ivan Aparecido Ruiz, do Departamento de Direito Privado e Processual. Voltou à pauta, no dia 6 de outubro, porque o Regimento do COU determina que qualquer matéria entre obrigatoriamente em pauta após sete dias de um pedido de vista. Nesta discussão, ainda na gestão do reitor Júlio Santiago Prates Filho, a matéria foi rejeitada.

Nesta segunda-feira (1º), então, o COU avaliou o pedido de reconsideração, que recebeu parecer favorável do relator Jeseslay Hemetério Cordeiro dos Reis, professor da Engenharia Civil. Ao fim da discussão do relato, o assunto foi colocado em votação pelo reitor Mauro Baesso e aprovado por 47 votos a favor e 14 contra, mais de dois terços dos 61 conselheiros presentes.

Peso igual – Agora, a matéria espera a sanção ou o veto de reitor para vigorar e fazer com que o voto das três categorias – docentes, discentes e agentes universitários –  tenha o mesmo peso na eleição para reitor e vice-reitor na UEM, como acontecia antes de 2004; ou seja,  a distribuição de 1/3 para cada segmento.

A votação foi acompanhada pela Comissão Pró-Paridade, que pediu a revisão da decisão de outubro. A comissão conta com apoio do Sindicato dos Trabalhadores de Ensino de Maringá, da Associação de Funcionários da UEM e do Diretório Central dos Estudantes. Vale destacar que, no âmbito das universidades estaduais do Paraná, a UEM era a única que não praticava o voto paritário.