O Programa de Pós-Graduação em Agronomia da UEM (PGA) está promovendo o Seminário Internacional, de 2 a 12 deste mês, de manhã, no Bloco J-45. O manejo na agricultura é o grande foco, com participação de Clive Howard Bock (USDA), Cecília Tamborindeguy (Universidade do Texas) e Lincoln Zotarelli (Universidade da Flórida), pesquisadores norte-americanos, e Rúbia de Oliveira Molina, representante legal do Iapar junto ao CNPq em relação ao Patrimônio Genético, além de professores do PGA.    
Durante a solenidade de abertura, o coordenador do PGA, Antonio Carlos Saraiva da Costa, falou sobre os 20 anos do programa e as dificuldades para o cria-lo até chegar ao tamanho que está hoje. Citou que esse sonho começou com a professora Maria Celeste Vidigal e que o PGA foi aprovado em 1995. Informou que, no próximo ano, o PGA pretende realizar um grande evento comemorativo e produzir um livro sobre o programa. 

O diretor-adjunto do Centro de Ciências Agrárias (CCA), Altair Bertonha, lembrou da importância da internacionalização do PGA e de se conhecer outros povos, outras regiões, outras maneiras de viver. “Precisamos interagir com o mundo e essa função é da geração de vocês, fazer algo mais, algo diferente, isso que está sendo feito aqui hoje. Esse é um momento ímpar para a Universidade. Grupo de pessoas decidiu assumir que seus alunos precisam e devem interagir com pessoas de outros países”.

Julio Damasceno parabenizou a iniciativa do PGA e reconheceu o esforço da equipe que trabalhou para que o evento ocorresse. Disse que acompanhou a história das Ciências Agrárias e a criação do programa, que entrega à sociedade muita produção científica importante. Citou que somos um Estado com vocação agropecuária, cuja produção no setor ajuda na riqueza do Paraná. “Todos nós participamos do grande sistema agroalimentar mundial que, cada vez mais, nos impõe desafios. Devemos refletir o passado e projetar o futuro”.  

O Programa, no início do ano, subiu de conceito na Capes, atualmente detém a nota 6, considerada excelente. Somente a UEM e a UFRGS têm esse conceito no Sul do Brasil em Agronomia. Também serão debatidos temas como Distribuição e Manejo da Doença Sarna em Árvores de Pecã; Manejo de Água de Irrigação no Cultivo de Vegetais; Estimativa Visual da Severidade de Doença – entendendo o processo e a maximização da acurácia; Melhor Manejo de Fertilização de Nitrogênio em Batata; Vetor na Agricultura: caracterização do transcriptoma do psilídeo; e A Busca de Genes como Fontes Potenciais para Controle da Bactéria Candidatus Liberibacter solanacearum.   Outras informações pelo fone 3011-8940.