Professora Gisela Barcellos de Souza durante a premiação, ao lado de Marcos da Costa Braga (primeiro à esquerda), coordenador da comissão julgadora de Trabalhos Escritos, do orientador da tese (ao centro), Paulo Júlio Bruna, e do coordenador da comissão julgadora de Produtos (à direita), João Bezerra de Menezes.

A tese de doutorado de Gisela Barcellos de Souza, professora do Departamento de Arquitetura da Universidade Estadual de Maringá, é uma das vencedoras da 28ª edição do Prêmio Design Museu da Casa Brasileira, considerado o mais tradicional do design nacional. Gisela ficou em primeiro lugar na categoria Trabalhos Escritos não Publicados com a tese Tessituras Híbridas ou o Duplo Regresso: encontros latino-americanos e traduções culturais do debate sobre o retorno à cidade

Defendida em 2013, pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, sob orientação do professor Paulo Júlio Bruna, a tese trata do "Retorno à cidade" e seu entrelaçamento - daí a ideia da tessitura - com as discussões sobre traduções culturais, utilização de termos e adaptação ao contexto sul-americano, a partir do estudo do 5º Seminário de Arquitetura Latino-Americana (SAL), realizado no Chile, em 1991.

O catálogo com os trabalhos vencedores do prêmio apresenta, da seguinte maneira, o estudo da professora da UEM: “de refinada escrita, a tese está fundamentada no domínio de uma ampla bibliografia e no diálogo com relevantes protagonistas da história dos SAL, demonstrando a importância destes encontros para a área. O estudo contribui para o debate acerca da historiografia e da produção arquitetônica e urbanística latino-americana”.

Os 33 premiados e 31 finalistas foram revelados durante a cerimônia de premiação, realizada no último dia 27, em São Paulo. Nesta edição, foram recebidos 746 trabalhos em oito categorias que abrangem o design de produto e a produção teórica.