Em reunião realizada nesta quarta-feira, dia 18, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEP) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) aprovou por unanimidade a reformulação do Calendário Acadêmico para a reposição das aulas do período de greve dos professores e agentes universitários, iniciada em 11 de fevereiro. Com as alterações, o ano letivo, que teve início no dia 16 de março, encerrará no dia 22 de dezembro e não mais no 14 de dezembro, como previa o calendário original.

Porém, para cumprir todas as atividades acadêmicas, as férias letivas de inverno foram canceladas. As aulas vão até 18 de julho e as avaliações finais do primeiro semestre ocorrerão de 27 de julho a 1º de agosto.

No dia 3 de agosto terá início o segundo semestre, cujas aulas vão até 7 de dezembro e o período de avaliação final, será de 16 a 22 de dezembro.

O CEP manteve a data de realização do Vestibular de Inverno 2015, cujas provas serão aplicadas de 5 a 7 de julho. No entanto, há mudanças nas datas do Vestibular de Verão 2015 e do PAS. No caso do vestibular, as provas que seriam aplicadas de 6 a 8 de dezembro, passaram para 13 a 15 do mesmo mês. As provas do PAS, marcadas inicialmente para 8 de novembro, ocorrerão no dia 22 de novembro.

Para a professora Fernanda Andréa Rosa, relatora da matéria no Conselho, foi possível fazer uma boa readequação, sem prejuízo para os acadêmicos, em especial para os que estão terminando o curso, que poderão formar-se ainda este ano. A professora explica que a Diretoria de Assuntos Acadêmicos e a Pró-Reitoria de Ensino elaboraram a proposta de readequação do calendário que foi discutida no CEP.