Preparamos cuidadosamente a recepção aos mais de três mil calouros de 2015 da UEM. Nosso objetivo é integrar os novos estudantes ao ambiente universitário de forma solidária, por meio de atividades que envolvam diversão, solidariedade, cidadania, respeito ao próximo, respeito à diversidade, educação social, cultural e ambiental.

Uma de nossas principais metas é desenvolver um trabalho de conscientização para evitar qualquer atividade que atente contra a dignidade humana, colocando em risco a integridade física e psicológica dos calouros, dentro e fora da UEM. Neste sentido, preparamos uma Semana de Integração com diversas atividades realizadas entre 16 e 21 deste mês e que continuarão nos próximos dias em todos os câmpus da UEM. Essas atividades foram divulgadas tanto para os alunos quanto para os coordenadores de cursos. Um dos destaques dessa semana é o Trote Solidário que tem por objetivo promover atividades de solidariedade fundamentadas nas ações de voluntariado e desse modo deslocar as atividades de trotes abusivos para uma atividade humana e produtiva.

Apesar disso, observamos o acontecimento de casos isolados de trotes abusivos em alguns cursos. Um caso que nos entristeceu foi o incidente ocorrido com um calouro do curso de Engenharia Civil, noticiado na imprensa e nas redes sociais. O incidente ocorreu fora da UEM em uma festa organizada pelos alunos do curso, sem qualquer autorização ou envolvimento da Universidade.

Infelizmente, fatos como esse coincidem com outros ocorridos no País. Estamos cientes de que esse é um grave problema nacional que precisa ser seriamente tratado pelas universidades. Entendemos que a solução não se restringe à punição aos envolvidos, mas sobretudo há a necessidade de uma reflexão coletiva sobre esse “rito de passagem” de forma que os estudantes não atentem contra a dignidade humana de seus colegas.

Estamos tratando o ocorrido nas instâncias pertinentes, de assistência social e jurídica, para que a comunidade universitária tome consciência da gravidade da situação e para que tal fato não se repita na história desta Instituição.

Reitoria da UEM

Veja também a Nota de Repúdio contra o Trote Violento e Opressor publicada pelo Diretório Central dos Estudantes – Gestão Voz Ativa.