Turismo, Bom, Bonito e Barato foi o tema da aula inaugural deste ano da Universidade Aberta à Terceira Idade da UEM, nesta quarta-feira, dia 25. O assunto foi abordado pela professora Luciane Neri, da Universidade Federal do Paraná, que falou sobre turismo de lazer, ecoturismo, fitness, entre outras modalidades. Priorizando o turismo no Brasil, aproveitou para interagir com os presentes sobre suas preferências.

Cerca de 150 pessoas foram recepcionadas pela coordenadora da Unati, Regina Taam, assistiram à apresentação cultural de três alunos da Unati. Os presentes também receberam informações sobre o Programa do Centro de Referência do Envelhecimento da UEM (Procere), que oferece atendimento e orientações em nove áreas aos idosos. A professora Maria Angélica Rafaini da Silva, do Departamento de Farmacologia e Terapêutica, explicou o funcionamento do Procere e também de um projeto que ela coordena envolvendo o envelhecimento. O Procere atende nas seguintes áreas: Cuidador de Idoso, Direito, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Nutrição, Odontologia, Pedagogia e Psicologia. As pessoas com mais de 60 anos podem solicitar o atendimento na Unati, fone 3011-5096, que agendará horário de acordo com disponibilidade de vaga.

Segundo a coordenadora Unati, o projeto nasceu a partir de uma preocupação: o aumento do percentual de pessoas idosas. “Maringá, a exemplo disso, tem 43,3 mil pessoas idosas, o que corresponde a 12,37% da população; este percentual é superior à média nacional. O Programa Centro de Referência do Envelhecimento da UEM soma esforços com a Secretaria de Justiça do Estado do Paraná (Seju), por meio da Coordenadoria dos Direitos da Cidadania, e a parceria com a Secretaria de Ciência e Tecnologia (Seti), na implementação do envelhecimento saudável, paradigma estabelecido pela OMS”.

Outras informações sobre a Unati, que atende a cerca de 400 alunos, no Bloco 123, sala 1, fones (44) 3011-5096 e 3011-8995 ou e-mail: unati@uem.br.