O professor Ademir Constantino, do Departamento de Informática, disponibiliza gratuitamente, aos setores da UEM, o Sabio (Sistema de Controle de Acesso por Biometria), um software que permite fazer o controle de portas de acesso usando biometria (impressão digital) em substituição ao uso da chave mecânica. Ele possibilita também a produção de relatórios com dados de quem acessou o local e por quanto tempo.

Constantino comenta que o método é muito útil principalmente em locais com muitas pessoas, o que aumenta a possibilidade de perda ou extravio de chaves. Cita que esta versão é uma evolução da anterior, que utilizava senhas numéricas.

O sistema pode ser utilizado em portas de salas, laboratórios, blocos, entre outros locais. Ele já está instalado no Laboratório de Engenharia de Algoritmo, Laboratório de Sistemas Interativos Inteligentes, Laboratório de Processamento de Sinais e no Laboratório de Sistemas Embarcados, todos no Bloco C-56. Segundo o professor, o investimento em comparação aos benefícios é pequeno, menos de R$ 500, para aquisição de fecho elétrico, circuito eletrônico e leitor biométrico.

A UEM entrou com pedido de registro do programa no segundo semestre do ano passado no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (Inpe). Outras informações com o professor pelo fone 3011-5110 ou na página www.din.uem.br/~ademir/pg/sabio/.