Kate Scow, professora da Universidade da Califórnia (UC), em Davis, Estados Unidos, ministra o curso Biologia do Solo (Short Course in Soil Biology), na UEM, nesta semana, de 6 a 10, no Bloco D-34, sala 211. A programação engloba apresentação de seminários e visita técnica a agricultores familiares da região, que produzem alimentos em base ecológica.

No ano passado, Scow também veio à UEM atendendo a um convite do Programa de Pós-Graduação em Agroecologia, no qual ela passou a integrar o corpo docente permanente. Além disso, está em fase final de negociação um convênio de cooperação amplo entre a UEM e a Universidade da Califórnia. E, a médio prazo, pode ser firmado um convênio entre o Núcleo de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável (Nads) e o mestrado profissional oferecido pelo Programa de Pós-Graduação em Agroecologia, da UEM, e o Agricultural Sustainable Institute, da UC.

Para o coordenador do Nads e do Programa de Pós-Graduação em Agroecologia, José Ozinaldo de Sena, o termo de cooperação com o Instituto deverá fortalecer a pesquisa nesse campo na UEM, já que o Instituto é referência na área, desenvolvendo pesquisas e atividades de ensino e de extensão em sustentabilidade de sistemas agrícolas e alimentares no câmpus Davis e em todo o sistema daquela Universidade.

Nesta segunda-feira, dia 6, Scow foi recebida pelo reitor e pelo vice-reitor da UEM, Mauro Baesso e Julio Damasceno. Também acompanharam a visita, a assessora do Escritório de Cooperação Internacional (ECI), Silvana Marques Araújo, o responsável pelos projetos e acordos internacionais do ECI, Domingos Mariucci e o professor Ozinaldo de Sena. Na oportunidade foram apresentados os programas de mobilidade e acordos internacionais que a UEM possui.

De 16 a 18 deste mês, Kate Scow vai a Curitiba para ministrar uma palestra na Universidade Federal do Paraná (UFPR) e no Centro Paranaense de Referência em Agroecologia (CPRA).