Representantes da UEM e da Secretaria de Saúde de Maringá estiveram reunidos, na manhã desta terça-feira, dia 7, na Reitoria, para debaterem ações contra a dengue. Silvio Torrecilha, gerente da Vigilância Ambiental, demonstrou a preocupação com a proliferação do Aedes aegypti, transmissor da dengue. Ressaltou a importância de se implementarem ações preventivas para eliminar focos do mosquito, que são mais efetivas que procedimentos combativos. Citou o caso do cemitério municipal, de onde, foram retirados todos os vasos ornamentais e de flores, reduzindo de forma drástica locais em que as fêmeas possam fazer a postura de ovos e, consequentemente, a criação de novos mosquitos. O vice-reitor Julio Damasceno se comprometeu a respaldar as demandas da Secretaria de Saúde e informou sobre várias ações que a Universidade pretende implantar, não só para minimizar os focos no câmpus, mas também para orientar e conscientizar a comunidade universitária.

A Universidade deve criar, em breve, o Comitê de Gestão Ambiental para acompanhar e sugerir as ações a serem implantadas para combater a questão. Deve ainda verificar o aspecto jurídico sobre co-responsabilidade dos gestores de cada centro, departamento, setor, laboratório em evitar os possíveis focos e formalizar isso. Junto com a Secretaria de Saúde, a UEM criará um comitê para avaliações da dengue, monitoramento das ações. A Secretaria de Saúde também se prontificou a proferir palestras educativas na UEM e a manter uma vigilância constante.

Entre os procedimentos, estão a criação de brigadas contra a dengue; a realização de novos mutirões de limpeza do câmpus; a implantação de check list disparados por e-mail com orientações para que sejam verificados o ambiente e o derredor e que os resíduos, copos, embalagens e outros recipientes que possam acumular água sejam descartados de forma correta. Outro público que a UEM quer atingir é aquele que passa pelo câmpus sem fazer parte da comunidade universitária. A Instituição pretende desencadear campanhas de conscientização socioambiental sobre os perigos da doença e os meios de propagação do mosquito e, principalmente, para que todos saibam de seu papel e responsabilidade nesse problema.

A manutenção mais intensa de sacadas, telhados, calhas, aparelhos de ar condicionado também está nos planos da Instituição. Vão ser plantadas dama-da-noite e orquídeas nos vãos das árvores; elaborados projetos de ensino e de extensão na área educacional sobre dengue; entre outras ações.

Também participaram da reunião pela UEM o prefeito do Câmpus, Carlos Augusto Tamanini, o diretor de Obras e Projetos, Carlos Antonio Pizo, a coordenadora do Parque Ecológico, Lucimar Pontara Peres, e pelo município o supervisor geral de Campo, Eliseu Garcia, as chefes de equipe Jane Krzisch e Conceição da Silva e a supervisora Elvira Koeses.