Em discurso, Carlos Nobre celebrou a história da fundação e apontou para os novos desafios do futuro (Foto: Edson Morais - CCS/Capes)

Carlos Afonso Nobre é o novo presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A cerimônia de posse e transmissão do cargo ocorreu nesta quinta-feira, dia 7, na sede da agência em Brasília. Nobre apontou para os desafios do futuro, destacou a internacionalização, a interdisciplinaridade e a institucionalização como três dos principais eixos de sua gestão. "Daremos continuidade ao modelo Capes que une avaliação e fomento e, há quase 40 anos, é o segredo de sucesso dessa instituição e do avanço da pós-graduação no País", afirmou.

O diálogo constante com a comunidade científica foi outro compromisso do novo presidente. Entre os temas destacados para a pós-graduação brasileira, está o foco em problemas estratégicos. Sobre internacionalização, Nobre destacou o esforço para aumentar a atratividade das universidades brasileiras.

O ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, enfatizou a questão ética da escolha do novo presidente. "Carlos Nobre se dedicou às interfaces das áreas do conhecimento, à questão da manutenção da vida na Terra. Sabemos que o planeta não comporta determinados estilos de consumo que se consolidaram nas últimas décadas. Com essa compreensão mais a preocupação com a inclusão dos historicamente excluídos, tenho certeza que teremos avanço nas questões éticas que são importantes para a educação", afirmou. A cerimônia também foi marcada por homenagens ao ex-presidente Jorge Almeida Guimarães, que esteve à frente da agência por 11 anos. "A Capes é matriz formadora de criação de sementes multiplicadoras", definiu o professor em seu último discurso como presidente. Biografia Carlos Afonso Nobre é engenheiro eletrônico e possui doutorado em Meteorologia pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT). Iniciou a carreira profissional no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), em 1975. Atuou como pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), de 1983 a 2012. Na Capes, atuou como coordenador da Comissão de Cursos Multidisciplinares (2006-2008). Foi secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação. Desde fevereiro de 2015, ocupava a posição de Diretor do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). Nobre representa o Brasil no International Institute for Applied System Analysis (Iiasa). É membro do High Level Scientific Advisory Panel on Global Sustainability da Organização das Nações Unidas (ONU) e foi recém-eleito membro estrangeiro da Academia de Ciências dos Estados Unidos. Matéria completa, de Pedro Arcanjo, no link.