Foto Marquinho de Oliveira - CMM

Cerca de 200 pessoas prestigiaram o lançamento do livro em comemoração aos 60 anos do Legislativo e a entrega de Cidadania Benemérita ao professor doutor Reginaldo Benedito Dias realizados na Câmara de Maringá nesta quinta-feira (7). A homenagem ao professor foi proposta pelos vereadores Mário Verri e Humberto Henrique (na foto ao lado dos vereadores).

O vereador Humberto Henrique falou sobre o currículo de Reginaldo e também dos livros que ele já publicou. Humberto destacou a honra de poder homenagear o professor que conta em suas obras a história da cidade e leva essa história pelo Brasil afora. “Hoje você passa a fazer parte da história da cidade”, ressaltou.

O vereador Mário Verri destacou a alegria de poder homenagear um companheiro. “Tenho muito orgulho de ser seu amigo e poder homenageá-lo hoje com esse título de Cidadão Benemérito.” Verri também falou sobre o livro que Reginaldo organizou sobre os 60 anos do Legislativo e da satisfação de poder estar na Legislatura que fez o lançamento da obra. “Esta Casa trata muito bem os professores e entrega hoje um título de Cidadão Benemérito a um professor.”

O reitor da Universidade Estadual de Maringá, Mauro Baesso, disse que de alguma forma toda a instituição foi homenageada com a Cidadania Benemérita entregue ao professor Reginaldo. “É uma honra falar do professor Reginaldo por tudo que ele faz pelos estudantes e por sua atuação na política e nas questões sociais de nossa cidade.”

Anália Nasser, secretária da Mulher, representou o prefeito Carlos Roberto Pupin, e parabenizou a Câmara por prestar homenagem ao professor Reginaldo tanto pelo título como pelo lançamento do livro em comemoração aos 60 anos da Casa.

O professor Reginaldo agradeceu a todos os que participaram de sua trajetória e que estavam presentes à homenagem. Ele falou sobre sua atuação como professor, como historiador e também como escritor. Agradeceu especialmente à esposa Daniela e à filha Clara. Reginaldo ressaltou que o título traduz o reconhecimento da cidade e que tudo que fez até hoje foi com a ajuda dos amigos. Ele também contou que seu estímulo para participar da política veio dos pais. “Minha mãe me levava para ver os comícios e meu pai ouvia no rádio as sessões da Câmara”, destacou.

O homenageado agradeceu aos vereadores pelo título e também ao vereador Ulisses Maia (presidente da Casa 2013-2014) por ter patrocinado a ideia de produzir o livro em comemoração aos 60 anos da Casa e ao vereador Francisco Gomes dos Santos (presidente da Casa 2015-2016) por ter patrocinado a finalização e o lançamento da obra. Ele explicou que o livro propõe uma reflexão sobre os 60 anos do Legislativo. “Agradeço a todos os vereadores de todas as legislaturas dessa Casa porque vocês contribuíram para tornar Maringá a cidade que ela é hoje” ressaltou.

O vereador Ulisses Maia escreveu sobre a satisfação de poder entregar à sociedade de Maringá uma obra tão relevante sobre o Legislativo produzida por Reginaldo. “Como presidente da Câmara de Maringá (2013-2014) tivemos a iniciativa de abrir os nossos arquivos para que a história fosse contada de maneira conjunta, contextualizada e de forma acessível, com um texto que possibilite a fácil compreensão. Estamos felizes por concretizar esse projeto e também por mostrar ao Brasil que é possível fazer grandes coisas com iniciativas simples. Na política, mais do que palavras, o que fica para a história são os fatos concretos.”

O vereador Francisco Gomes dos Santos destacou a importância da obra para a história da Casa e para os munícipes. “Queremos que este livro esteja acessível à população em todas as nossas bibliotecas públicas e das nossas instituições de ensino superior”, destacou. Ele parabenizou Reginaldo pela obra e também pelo título.

A esposa de Reginaldo, Daniela Midori Taguchi Dias, foi homenageada com um buquê de flores entregue pela procuradora jurídica da Câmara, Valéria Manganotti. O ex-vereador Tercílio Men fez a parte cultural da sessão apresentando canções em seu acordeon e alegrou a todos os presentes.

Fonte: Assessoria de Imprensa - CMM 08/05/2015 - Foto Marquinho de Oliveira - CMM