Foto: O Diário do Norte do ParanáFaleceu, nesta terça-feira, dia 12, Waldemar Allegretti, que teve importante papel na fundação da UEM e também da Sociedade Rural de Maringá. Ele foi secretário de Estado em dois governos e diretor do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDES). Em 2005, recebeu o título de cidadania benemérita de Maringá.

Allegretti era gaúcho de Erechim e chegou a Maringá na década de 1950. Aqui foi contador, professor e trabalhou na pecuária de corte e leiteira. Depois, foi um dos pioneiros de lavouras mecanizadas na região, quando plantou trigo. Ele estudou Direito em Curitiba, especializou-se em Direito Tributário e Comercial e lecionou na UEM, onde também participou do então Conselho de Curadores, atualmente denominado Conselho de Integração Universidade-Comunidade.

Nos governos de José Richa e João Elisio foi superintendente da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), presidente da empresa de processamento de dados do Paraná (Celepar) e secretário da Justiça. No governo Álvaro Dias, foi superintendente do Instituto de Previdência do Estado (IPE) e vice-presidente do BRDES.

O pioneiro casou-se em 1969 Marilia Cazue Fujiwara, filha do pioneiro e empresário Jutsuji-Toshiko Fujiwara, e tem três filhos, todos maringaenses.

Fonte: Blog de Luiz de Carvalho em O Diário do Norte do Paraná