Com mais de 300 trabalhos inscritos, para serem apresentados durante o evento, foi aberto, hoje (17), na Universidade Estadual de Maringá, o 13º Fórum de Extensão e Cultura da UEM, numa solenidade realizada no auditório do bloco B-33 (PDE).

Ao discursar na cerimônia, o reitor Mauro Baesso disse que a administração tem feito esforço para trazer a discussão, envolvendo a extensão universitária, para dentro da UEM de uma forma mais democrática.
Segundo Baesso, os estudantes são privilegiados, por terem ingressado na instituição pelo mérito. Por isso, conforme o reitor, os estudantes têm a incumbência de usar o conhecimento adquirido para mudar a realidade do país.
Porém, neste processo o aluno não pode ser arrogante, disse Baesso, para quem o estudante, na atividade extensionista, precisa zelar pela sinergia da troca de experiências e conhecimentos junto a comunidade externa.
Baesso afirmou que tem atuado na perspectiva de uma Assessoria de Comunicação Social (ASC) da UEM, com seus veículos (jornal, informativo, rádio, site e televisão), aberta para a comunidade estudantil, de maneira que os alunos integrem a produção de conteúdo. "As esferas da comunicação estão aí para levarem à comunidade aquilo que a universidade está fazendo, nas áreas de cultura, pesquisa e ensino", ressaltou o reitor, certo de que isso estimula o jovem a querer ingressar no curso superior.

Ele assinalou também que o Brasil e a França são praticamente os dois únicos países do mundo que mantêm o sistema de ensino superior público. Baesso desejou que a integração do ensino com a pesquisa ocorra no evento preparado para abril de 2016.
A pró-reitora de Extensão e Cultura, Itana Gimenes, apresentou alguns números, como a submissão de artigos a serem apresentados no Fórum pelos alunos e citou as próximas ações e eventos da PEC, incluindo o calendário 2016 (Seurs/Seminário de Extensão Universitária da Região Sul e o Fórum de Extensão); e o evento integrado entre ensino, pesquisa e extensão, em abril do próximo ano.
A diretora de Extensão, Verônica Regina Müller, convidou a todos para fazer uma reflexão sobre o sentido de estarem reunidos como extensionistas no evento de uma universidade pública. Para ela, era necessário debater também para que serve a extensão. E concluiu, entre outras coisas, que a extensão permite a evolução rumo ao conhecimento e às relações humanas.
De acordo com a diretora, o sentido da reunião é muito grande à medida em que os extensionistas estão fazendo pesquisa para inclusive melhorar o mundo, visando, por exemplo, a justiça social. "Não existe outro jeito de fazer trabalho bom se não compartilhar o conhecimento que está sendo construído", finalizou.
O diretor de Cultura, Rael Toffolo, disse ser um extensonista "de carterinha". Conclamou os jovens participantes do evento que soubessem da importância deles na sociedade para que a sociedade possa continuar acreditando e financiando a universidade pública.

A solenidade de abertura também reuniu, entre outras autoridades, a pró-reitora de Ensino, Ana Obara; o diretor do Centro de Tecnologia, Ricardo Silva, representando o demais diretores de centro; o diretor do Câmpus Regional do Vale do Ivaí, Ricardo Carminato, representando os demais diretores dos câmpi regionais; e a diretora de Cultura da Prefeitura de Maringá, representando a secretária Olga Agulhon, Laíde Andrade.
Após a abertura, houve apresentação do Grupo de Choro da Escola de Música da UEM e, na sequência, a professora Marilisa do Rócio Oliveira, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), e a pró-reitora de Extensão e Cultura da UEM, Itana Gimenes, debateram o tema desta edição do Fórum: A Extensão no Cenário Brasileiro Atual. O debate foi mediado pela diretora de Extensão, Verônica Regina Müller.
O Fórum segue no período da tarde desta terça-feira e amanhã o dia todo, com apresentação dos trabalhos inscritos. Vale destacar que as diretrizes gerais para orientação, formulação, execução e avaliação das atividades de extensão na UEM, perpassam a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, a inter e a transdisciplinaridade, a interação dialógica, bem como o impacto na formação do estudante, no ambiente universitário e comunitário. A partir desse conceito, procura contribuir tanto para o desenvolvimento humano quanto para a construção de uma sociedade mais justa e solidária.
O Fórum é uma realização da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura e das Diretorias de Cultura e de Extensão. Outras informações pelos fones 44 3011-3790 3011-3791.