O Programa de Pós-Graduação em Agronomia da UEM (PGA) completou 20 anos de existência. Para marcar a data, será realizado um evento no dia 9 deste mês, a partir das 17 horas, no hall do piso superior do Bloco J-45. Está agendando o descerramento de uma placa comemorativa. Logo após, uma homenagem a professores, alunos e técnicos da área, que serão representados pela professora Maria Celeste Vidigal, que foi a primeira coordenadora do PGA. Está programado ainda um churrasco.

O PGA possui conceito 6 da Capes. Além dele, apenas o da Universidade Federal de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, possui conceito 6 em Agronomia no Sul do Brasil. O Programa já titulou 421 mestres e 165 doutores. Atualmente estão matriculados 123 alunos, distribuídos no mestrado e no doutorado. Todos os professores são bolsistas produtividade em pesquisa pelo CNPq e Fundação Araucária. Os alunos contam com bolsas.

O processo seletivo para turmas de 2016 já ocorreu e as aulas começam em março.Coordenado pelo professor Antonio Carlos Saraiva da Costa, o PGA possui três áreas de concentração, com duas linhas de pesquisa cada. A primeira área de concentração é Produção Vegetal, com as linhas de pesquisa: Manejo e Produção Agrícola e Morfogênese e Caracterização Bioquímica e Molecular de Plantas. A segunda área de concentração é Proteção de Plantas (Manejo de Plantas Daninhas e Dinâmica de Herbicidas no Ambiente e Controle de Doenças em Plantas de Interesse Regional) e a terceira, Solos e Nutrição de Plantas (Física e Manejo do Solo e da Água e Química e Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas).