O ouvinte da Rádio da Universidade Estadual de Maringá passará a ter mais uma opção na grade de programação da emissora, a partir deste domingo (6), quando a UEM FM (106,9 MHz) vai estrear, às 9 horas, a primeira série de seis programas sobre as reduções jesuíticas.

Também chamadas de missões jesuíticas na América (segundo o site Wikipédia), "as reduções foram os aldeamentos indígenas organizados e administrados pelos padres jesuítas no Novo Mundo, como parte de sua obra de cunho civilizador e evangelizador".
Ainda segundo o wikipédia, "o objetivo principal das missões jesuíticas foi o de criar uma sociedade com os benefícios e qualidades da sociedade cristã européia, mas isenta dos seus vícios e maldades. Essas missões foram fundadas pelos jesuítas em toda a América colonial, e segundo Manuel Marzal, sintetizando a visão de outros estudiosos, constituem uma das mais notáveis utopias da história".
Os programas a serem veiculados pela UEM FM integram uma das produções vencedoras do Prêmio Roquete Pinto, organizado pela Associação das Rádios Públicas (Arpub), com patrocínio da Petrobrás e apoio do Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet.
A Fundação Universidade Passo Fundo realizou o radiodocumentário sobre a Redução Jesuítico Guarani de São Miguel, que é patrimônio para a humanidade.

Também de acordo com o Wikipédia,  "o Sítio Arqueológico de São Miguel Arcanjo, conhecido como Ruínas de São Miguel das Missões, é o conjunto de remanescentes da antiga redução jesuítica de São Miguel Arcanjo, integrante dos chamados Sete Povos das Missões. Localiza-se no município de São Miguel das Missões, na região Noroeste do estado do Rio Grande do Sul, no Brasil".
"A redução de São Miguel inseriu-se no vasto programa evangelizador dos jesuítas, que estendeu seus braços para o oriente e para o ocidente, deixando uma forte marca em muitos países do mundo, perceptível até hoje. Fundada num tempo em que o território era domínio espanhol, esta redução foi o mais notável dos Sete Povos, que se tornaram parte importante da história do Rio Grande do Sul e do Brasil e fonte de ricas tradições", diz o texto na internet.
Conforme o coordenador da UEM FM, jornalista Antonio Paulino dos Santos Júnior, a ideia de reproduzir esta série é valorizar a produção de documentários, especialmente por seu aspecto de cunho educativo e cultural.