Nesta semana, durante três dias, a UEM sedia dois eventos internacionais com o foco em leitura e literatura infanto-juvenil. Seu objetivo é congregar pesquisadores das áreas de Letras e Linguística e demais interessados para a discussão e a reflexão sobre trabalhos em andamento nos eixos temáticos propostos nos simpósios, mesas-redondas e conferências.  

Embora as atividades comecem de manhã com simpósios, a solenidade de abertura será nesta quarta-feira, dia 9, às 13h30, no Auditório do Bloco F-67. Logo a seguir, será proferida a conferência de abertura O Universo da Puatucha Rentes no Livro-Álbum, por Istvan Schritter (escritor e ilustrador argentino).  

Ainda no dia 9, a partir das 16 horas, no Auditório Walter Pelegrini, Bloco G-34, o escritor Almir Correia fala sobre Produção para Crianças: imaginação e sensibilidade e, a partir das 19 horas, Frieda Liliana Morales Barco (Guatemala/UEM-Capes) e Zila Letícia Goulart Rego (Unipampa) participam da mesa-redonda Leitura em Dois Clics.  

Também serão debatidos temas como Narrativas Juvenis: da teoria à sala de aula; Teatro Infantil no Brasil: história, crítica e teoria; Leitura e Leituras do Texto Literário; Literatura e Sociedade, de Antonio Candido: 50 anos; Literatura Infantil e Juvenil: da palavra ao livro-vivo. Além das conferências e mesas-redondas, estão previstos simpósios, oficinas, sessões de comunicação e lançamento de livros (dia 10, às 18 horas, Bloco G-34).  

Os eventos são organizados pela UEM, Unicentro, Unioeste, Uenp, UTFPR, Fafipar e Unesp. Mais informações sobre o I Congresso Internacional de Leitura e Literatura Infantil e Juvenil da Rede Paranaense de Leitura e o II Congresso Internacional do Grupo de Leitura e Literatura na Escola, que terminam da sexta-feira, dia 11, pelo fone (44) 3011-4733, e-mail literaturainfantiluem@gmail.com ou site http://congressollij.blogspot.com.br/p/blog-page.html.