Numa solenidade ocorrida, nesta terça-feira (8), no Bloco B-33, câmpus da Universidade Estadual de Maringá (UEM), foi aberta a programação do seminário de encerramento do PDE (Programa de Desenvolvimento Educacional), turma 2014.

Mais de 200 professores lotaram o auditório do PDE

A cerimônia reuniu cerca de 240 professores da educação básica, ligados a oito núcleos regionais de Educação, das cidades de Maringá, Loanda, Paranavaí, Umuarama, Goioerê, Toledo, Cianorte e Campo Mourão.
Durante a formação continuada, os professores fizeram cursos gerais e específicos, em 16 áreas do conhecimento, com a supervisão de docentes da UEM. O PDE na UEM é gerido pela Coordenadoria de Apoio à Educação Básica (CAE), da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PEC).
professora Ana Obara, pró-reitora de Extensão e Cultura

A pró-reitora Ana Obara, que representou o reitor Mauro Baesso na solenidade, enalteceu a parceria entre a UEM e a Secretaria Estadual de Educação (Seed) para a manutenção das atividades do PDE.
Segundo ela, o PDE "é um programa consolidado e que deu certo". Para a pró-reitora, é importante destacar que o Programa persistiu mesmo com as mudanças nas políticas educacionais de cada governo. Para Ana Obara, não dá para falar em melhoria da educação básica sem o comprometimento da formação continuada".
professora Jani Moreira, responsável pela CAE na UEM

Responsável pela CAE, a professora Jani Alves da Silva Moreira, lembrou que a Coordenadoria da UEM se encarrega, desde 2007, por planejar e executar este "tão inovador Programa de Desenvolvimento Educacional da Rede Pública de Educação Básica do Paraná".
De acordo com Jani, o seminário de hoje estava sendo aberto "com a renovação da nossa aliança com a Formação Continuada de Professores". Ela ainda ressaltou que, desde 1992, a CAE, da PEC, tem exercido essa integração entre Universidade e Escola, "sendo um Centro de Capacitação e Aperfeiçoamento de professores".
A coordenadora afirmou que investir na formação continuada do professor "resulta num ensino cada vez melhor! Professores excelentes são professores compromissados com sua contínua formação".
Margarete Fernandes, representante do NRE no PDE

Representando o PDE junto ao Núcleo Regional de Educação, Margarete Fernandes assinalou que a turma que está concluindo a formação continuada enfrentou dificuldades, como a greve dos professores. Lembrou que o PDE passou por uma transformação de metodologia, numa nova forma de ensinar e de aprender.
Maria Inês Teixeira Barbosa, chefe do NRE de Maringá

A chefe do NRE de Maringá, Maria Inês Teixeira Barbosa, disse que o PDE representa uma possibilidade de melhoria para a educação. Conforme ela, são 15 instituições de ensino superior no Paraná que trabalham com o Programa atualmente. Maria Inês reforçou que o PDE não vai acabar. Na avaliação dela, "só existe uma forma de salvar uma pátria, que é a educação".
Mari Tenório, que cantou quatro músicas no evento

Durante a cerimônia de abertura, a agente universitária Mari Tenório cantou quatro músicas, uma delas de sua própria composição.
Após a abertura, a professora Marta Sforni, que coordenou a CAE de 2007 a 2012, fez a palestra "Formação de professores e utilização das tecnologias nas práticas educativas".
À tarde, estão previstas apresentação cultural e apresentação de painéis, com mostra de trabalhos feitos a partir dos projetos de intervenção pedagógica na escola.